Manipulable Teaching Materials for Teaching Geometry a Perspective for the Sixth Grade
Main Article Content
Abstract
Geometric knowledge can be observed in every moment of our life, whether in the shapes of the small objects that surround us, or in the great constructions of human civilizations. This fact shows us the importance and need of including geometric contents in school spaces in a creative and dynamic way. For this, we built projects that emphasize geometric knowledge with one of them aimed at geometry teaching involving teaching materials. One of these projects was developed in a research of Scientific Initiation Program (IC) 2019-2020, of the Universidade do Estado da Bahia - UNEB in Campus Senhor do Bonfim. In this article we present an excerpt of this research with the objective of cataloging manipulative instructional materials that can help the mathematics teacher who teaches geometry for the fifth grade of Elementary School. The research is anchored in the perspective of the qualitative approach and based its construction in the bibliographical review of books, articles and of mathematics and geometry laboratories of Brazilian public Universities. The collected data were selected, analyzed and consolidated into 10 categories. As a result, we cataloged 92 manipulative instructional materials that may help in the teaching of geometric contents for the final years of Elementary School and, of these, 30 of them presented here can be proposed for the fifth grade.
Downloads
Article Details
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
References
BAHIA. Documento curricular referencial da Bahia para educação infantil e ensino fundamental. Secretaria da Educação. Superintendência de Políticas para Educação Básica. União Nacional dos Dirigentes Municipais da Bahia. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Salvador: Secretaria da Educação, 2019. Disponível em: http://www.educacao.ba.gov.br/midias/documentos/documento-curricular-bahia. Acesso em: 08 nov. 2020.
BARDIN, Laurence. A categorização. Cap. III. In: BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa/São Paulo: Edições 70/Livraria Martins Fontes, 1977.
BARGUIL, Paulo Meireles. Fiplan: recurso didático para o ensino e a aprendizagem de geometria na educação infantil e no ensino fundamental. In: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo, 2016. Disponível em: https://ledum.ufc.br/arquivos/produtos/trabalhos/Fiplan_Recurso_Didatico_Ensino_Aprendizagem_Geometria_Educacao_Infantil_Ensino_Fundamental.pdf. Acesso em: 15 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 06 nov. 2019.
BRITO, Mirian Ferreira de. O ensino de geometria na educação básica por meio de materiais didáticos e metodologias alternativas.5f. Projeto de Pesquisa e Extensão. Senhor do Bonfim: UNEB, 2017.
CLEMENTE, João Carlos et al. Ensino e aprendizagem da geometria: um estudo a partir dos periódicos em educação matemática. In: VII Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2015. Disponível em: https://docplayer.com.br/37530378-Ensino-e-aprendizagem-da-geometria-um-estudo-a-partir-dos-periodicos-em-educacao-matematica.html. Acesso em: 19 out. 2019.
CORREIA, Vinícius Christian Pinho; BRITO, Mirian Ferreira de. Materiais didáticos para o ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental. 26f. Relatório Técnico Final. Projeto de Iniciação Científica – IC Voluntário. (2019-2020). Senhor do Bonfim, Bahia, UNEB/FAPESB/CNPq, 2020.
CORREIA, Vinícius Christian Pinho. Materiais didáticos para o ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental. 4f. Projeto de Pesquisa e Extensão. Mirian Ferreira de Brito (orientadora). Senhor do Bonfim: UNEB, 2019.
GONÇALVES, Francisca Aglaiza Romão Sedrim. O uso do jogo Tangram como material pedagógico matemático para alunos com surdez. In: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática - BOCEHM, número espacial, v. 8, n. 23, p. 1301–1313, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4980. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4980/4420. Acesso em: 21 abr. 2022.
JESUS, Thamires Belo de; THIENGO, Edmar Reis. Ressignificação do conceito de diagonais de um polígono convexo por estudantes surdos à luz dos mecanismos compensatórios. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – VII SIPEM. Foz do Iguaçu, Paraná, 4-8 nov. 2018. Disponível em: http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/511/582. Acesso em: 05 dez. 2019.
KALEFF, Ana Maria Martensen Roland; ROSA, Fernanda Malinosky Coelho da; VOTTO, Bárbara Gomes. Uma aplicação de materiais didáticos no ensino de geometria para deficientes visuais. In: Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática – X ENEM, Salvador, 7-9 jul. 2010. Disponível em: https://atelierdigitas.net/CDS/ENEM10/artigos/RE/T19_RE433.pdf. Acesso em: 22 nov. 2019.
LORENZATO, Sergio. Porque não ensinar geometria? In: A Educação Matemática em Revista. Blumenau: SBEM, Ano III, n. 4, 1.º semestre 1995. Disponível em: http://professoresdematematica.com.br/wa_files/0_20POR_20QUE_20NAO_20ENSINAR_20GEOMETRIA.pdf. Acesso em: 11 nov. 2019.
LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio (org.). In: Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. p. 03-37.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. Cap 1. In: Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Suely Ferreira Deslandes, Romeu Gomes, Maria Cecília de Souza Minayo (Org). 26ª ed. Editora Vozes: Petrópolis, 2007.
NACARATO, Adair Mendes. Eu trabalho primeiro no concreto. In: Revista de Educação Matemática, v. 9, n. 9-10, p. 1-6, 2004-2005, SBEM. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6253402/mod_resource/content/1/Nacarato_eu%20trabalho%20primeiro%20no%20concreto.pdf. Acesso em: 04 abr. 2020.
PASSOS, Carmen Lúcia Brancaglion. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, Sérgio (org.). In: Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2. ed. Campinas – SP: Autores Associados, 2009. p. 77-92.
PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; NACARATO, Adair Mendes. O ensino de geometria no ciclo de alfabetização: um olhar a partir da provinha Brasil. In: Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 1147-1168, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/22016/pdf. Acesso em: 22 nov. 2019.
PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. In: Zetetiké, v. 1, n. 1, 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646822/13724. Acesso em: 11 nov. 2019.
RÊGO, Rômulo M.; RÊGO, Rogéria G. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, Sérgio (org.). Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2. ed. Campinas – SP: Autores Associados, 2009. p. 39-56.
ROCHA, Ermita do Amaral; SILVA, Américo Junior Nunes da. Materiais manipuláveis e o ensino de matemática: dados parciais de um mapear o CONEDU. In: Anais VII CONEDU - Edição Online, 15-17 out. 2020. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68848. Acesso em: 21 abr. 2022.
RODRIGUES, Fredy Coelho; GAZIRE, Eliane Scheid. Reflexões sobre uso de material didático manipulável no ensino de matemática: da ação experimental à reflexão. In: Revista Eletrônica de Educação Matemática - Revemat. Florianópolis, v. 07, n. 2, p. 187-196, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n2p187/23460. Acesso em: 23 abr. 2020.
SANTANA, Mirian Brito de. Geometria e educação infantil: múltiplas imagens, distintos olhares. 2008. 118 f. Dissertação de Mestrado. (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2008.
UFC. Laboratório de Educação Matemática. Universidade Federal de Ceará. 2019. Disponível em: https://ledum.ufc.br/. Acesso em: 25 nov. 2019.
UFF. Laboratório de Ensino de Geometria. Universidade Federal Fluminense. 2019. Disponível em: http://leguff.weebly.com/. Acesso em: 15 nov. 2019.
UFJF. Laboratório de Ciência e Educação Matemática. Universidade Federal de Juiz de Fora. 2019. Disponível em: https://www.ufjf.br/lacem/. Acesso em: 15 nov. 2019.
UFSC. Laboratório de Estudos de Matemática e Tecnologias. Universidade Federal de Santa Catarina. 2019. Disponível em: http://lemat.sites.ufsc.br/. Acesso em: 23 nov. 2019.
UFSC. Laboratório do Ensino de Matemática. Universidade Federal de Santa Catarina. 2019a. Disponível em: https://lema.ufsc.br/. Acesso em: 25 nov. 2019.
UNEB. Laboratório de Desenho e Geometria. Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim, Bahia, 2019; 2020; 2022.
UNEB. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática. Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim, Bahia. 2022.
USP. Laboratório de Matemática. Universidade de São Paulo. 2019. Disponível em: http://www2.fe.usp.br/~labmat/principal.html. Acesso em: 06 dez. 2019.
UTFPR. Laboratório de Ensino de Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2019. Disponível em: https://lemutfprmatematica.wixsite.com/lem-matematica-pt/materiais-manipul-veis-e-jogos. Acesso em: 06 dez. 2019.
VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. In: Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/download/2317/2233. Acesso em: 13 maio 2022.
ZAMPA, Régis; VIEIRA, C. M. A geometria na Matemática das séries iniciais do ensino fundamental. In: Revista da Educação Matemática da UFOP, v. 1, 2011, X Semana da Matemática e II Semana da Estatística, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/1998/1536. Acesso em: 19 out. 2019.