Estágio Remoto de Matemática: o que se mostra além da tela plana?

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Marli Regina dos Santos
André Augusto Deodato

Abstract

The aim of this article is to report and reflect on the experience of two mathematics educators in implementing the first offer of the remote Internship discipline in a Mathematics degree at a Federal Institution. The experience report the paths taken, emphizing the paths and mishaps that emerged, as possible reflections, as (re)signification that occur in the midst of remote emergencies. It did not thematize only issues arising from uncertainties and insecurities in the face of the situation that arises, but also proposals for reflections on the importance of building an education committed to being equal and taking care to overcome challenges, difficulties and inequalities. As indicative considerations, on the one hand, it is worth emphizing a hope that mobilizes, defends or risks an action to the detriment of what is not proposed. On the other hand, it defends that there is a reflection on the limitations of these actions as the north or context of omission and more management of the pandemic by the government.

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How to Cite
Santos, M. R. dos, & Deodato, A. A. (2021). Estágio Remoto de Matemática: o que se mostra além da tela plana? . Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202129. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12398
Section
Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática
Author Biographies

Marli Regina dos Santos, UFOP

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus Bauru, mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus Rio Claro. É membro do grupo de pesquisa Fenomenologia em Educação Matemática e professora adjunta da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, pavimentações do plano, fenomenologia, tecnologias no ensino de Matemática e laboratórios de Educação Matemática.

André Augusto Deodato, UFOP

Possui graduação em Matemática (licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais(2012) e Doutorado em Educação pela mesma Faculdade. É membro do grupo de pesquisa intitulado "Estudos Historico-Culturais em Educação Matemática e em Ciências". Lidera o referido grupo desde 2019. É membro também do Núcleo de Estudos-Tempos, Espaços e Educação Integral. Atuou como professor de Matemática no Centro Pedagógico (CP/EBAP/UFMG) de 2012 até 2019. Atualmente é professor do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto e atua como colaborador no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFOP. Tem experiência como docente e pesquisador na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de Matemática; Sala de Aula de Matemática; Jogos e Materiais Manipulativos no Ensino da Matemática; Escolas de Tempo Integral; Educação Integral em Tempo Integral.

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