Supervised Internship in the Covid-19 Pandemic: (re) thinking about the initial education of the mathematics teacher

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12397

Keywords:

Estágio Curricular Supervisionado. Pandemia da COVID-19. Formação Inicial de Professores de Matemática.

Abstract

The Covid-19 pandemic caused changes throughout society, including in educational institutions. This article presents the (re) organization of the Supervised Internship, of the Degree in Mathematics of the State University of Western Paraná (UNIOESTE) - Foz do Iguaçu campus, facing this reality. The question that guides our reflections is: How did the Supervised Course Internship in Mathematics, at UNIOESTE, develop in the face of the Covid-19 pandemic? To this end, a qualitative approach research is presented whose procedures come from bibliographic and documentary research in which it analyzes: a) Pedagogical Project of the Course (PPC); b) Internship regulation; c) Teaching Plans for Stage I and II subjects of the school year 2020; d) Final Reports of students who completed the internship in that year; e) Minutes of the meeting of the College of the Mathematics Course of the year 2020. From the data analysis, we evidenced changes in the following activities that make up the mandatory curricular internship: observation and/or participation, conducting and design, as well as the structure of the classes developed for the realization of the disciplines given the need of the use of learning platforms for the occurrence of synchronous/asynchronous interactions. Other findings refer to changes in the legal procedures that regulated the completion of internships and that triggered changes in the choice of academics of educational institutions for the completion of the internship, since they could not choose the institution as it was happening in the classroom. Finally, for the development of the stage in the pandemic conjecture there was an (re) organization in all the above mentioned activities.

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Author Biographies

Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

icenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2001), Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2012) e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS (2020). Foi professora da Rede Estadual de Ensino, vinculada ao Núcleo regional de Educação de Foz do Iguaçu/PR, e da Rede Municipal de Ensino. Atualmente é Professora da Área de Educação Matemática, do Centro de Engenharias e Ciências Exatas-Campus Foz do Iguaçu da UNIOESTE, do curso de Licenciatura em Matemática no qual, é membro do colegiado e coordenadora do Estágio Supervisionado obrigatório do curso. Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn) da UNIOESTE. Atua em ações de extensão voltadas a formação de professores de matemática sendo coordenadora do Programa de extensão integrando os alunos do curso em Licenciatura em Matemática à comunidade e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Trabalho Docente (GEPEMTD). Tem experiência na área de Educação, com destaque em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento, Trabalho docente, Formação de professores de matemática e Políticas educacionais. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática-SBEM e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação-ANPED

Richael Silva Caetano, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Doutor em Educação Para A Ciência pela UNESP-Bauru (2019), na área de Educação Matemática, cuja pesquisa investigou as possibilidades e os limites de um Grupo de Estudo - embasado na Epistemologia Genética e em estudos sobre a Formação de Professores - à Formação Inicial do professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mestre em Educação Para A Ciência pela UNESP-Bauru (2009) cujo objeto de estudo visou investigar a relação entre o discurso e a prática docente dos professores de 1.ª a 4.ª série do Ensino Fundamental concernentes à apropriação e difusão do construtivismo piagetiano no ensino de Matemática. Licenciado em Matemática pela UNESP-Bauru (2006), Ensino-Técnico na Modalidade Nível Médio - em Magistério pelo CEFAM - Bauru (2003). Atuou (nos anos de 2004 e 2005) no CEFAM-Bauru ministrando curso referente aos seguintes tópicos: Didática da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, Ensino-Aprendizagem. Em 2006, sob a orientação do Prof. Dr. Nelson Antonio Pirola, desenvolveu pesquisa de iniciação científica cujas áreas de maior interesse foram: Psicologia da Educação Matemática, Teorias Educacionais, Ensino-Aprendizagem da Matemática, Formação de Professores. Concluiu em 2006 o Curso LETRA E Vida - Aperfeiçoamento em Alfabetização da SEE-SP/CENP. Atuou de fevereiro de 2006 a março de 2011 como Professor Efetivo de Educação Básica I (PEB I) na E.E. Profª. Marta Aparecida Hjertquist Barbosa pertencente à Diretoria de Ensino da Região de Bauru. Com relação à Matemática possui experiência com os seguintes tópicos: Fundamentos da Matemática Elementar, Geometria Bi e Tri-dimensional, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Descritiva. Atuou, durante o 1 semestre letivo dos anos de 2010 e 2012 e no 2 semestre letivo do ano de 2011, como Professor Bolsista pelo Departamento de Educação - FC/UNESP-Bauru, ministrando disciplinas pedagógicas aos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e de Metodologia Científica ao curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Atuou, durante o 1 semestre letivo do ano de 2011, como Professor Substituto pelo Departamento de Educação - FC/UNESP-Bauru, ministrando disciplinas pedagógicas aos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática. Atuou (compreendendo o período de fevereiro de 2013 a março de 2014) como Orientador Educacional de Matemática na empresa MSTECH Educação e Tecnologia, Bauru, no qual desenvolveu conteúdos de Matemática a serem abordados no Ensino Fundamental e Médio, bem como ministrou Formação Continuada a professores da rede municipal de São Paulo. Coordenador e autor do Currículo Comum - área disciplinar Matemática - a ser implantado na Rede Municipal de Ensino de Bauru (SP) abrangendo o Ensino Fundamental (1 ao 9 ano).

Renata Camacho Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) Campus de Presidente Prudente/SP, mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) Campus de Rio Claro/SP e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017) Campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu/PR e leciona nos cursos de Licenciatura em Matemática e na pós graduação Stricto Sensu em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Nível de Mestrado Profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: lesson study, formação de professores, tendências em educação matemática, metodologias de ensino, metodologia de pesquisa, tecnologias no ensino, didática, estágio e prática de ensino.

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Published

2021-12-07

How to Cite

Rosotti de Andrade, S. V. ., Silva Caetano, R., & Camacho Bezerra, R. (2021). Supervised Internship in the Covid-19 Pandemic: (re) thinking about the initial education of the mathematics teacher . Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202122. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12397

Issue

Section

Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática