Estágio Supervisionado contribuindo com o processo formativo de uma mestranda em estágio de docência na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12165

Palavras-chave:

Estágio de docência. Estágio Supervisionado em Matemática. Processo formativo. Pandemia.

Resumo

O presente estudo é um relato de experiência sobre a realização do Estágio de Docência/CAPES durante um Curso de Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Foi realizado em 2021 em uma turma de 5º semestre do curso de licenciatura em Matemática.  O objetivo do relato é expor reflexões ao realizar um Estágio de Docência em uma disciplina de Estágio Supervisionado, em tempos de pandemia. De modo mais específico: caracterizar o Estágio de Docência (ED) presencial e virtual; contrastar o Estágio Supervisionado (ES) realizado de forma presencial com o ES realizado de forma remota e registrar as contribuições do ES no processo formativo da mestranda enquanto realizou o ED, no modo virtual. A participação da mestranda, durante o estágio, se deu por meio da atuação em aulas síncronas, leituras e discussões de textos, atividades propostas pela professora e segunda autora desse relato; observação das aulas ministradas pelos alunos do ES e na oportunidade da regência. A coleta dos dados foi feita por meio das notas analíticas e produção de relatório pela mestranda. Como resultado o estágio de docência constituiu-se como uma experiência de grande relevância, pois oportunizou conhecer estratégias de ensino, compartilhamento de conhecimentos sobre planejamento, avaliação, resolução de problemas e a reflexão sobre a prática docente. Realizar o ED constituiu-se como fundamental tanto para formação acadêmica quanto para formação profissional da primeira autora.  

 

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Biografia do Autor

Daniela Santos Brito Viana, Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Possui especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR. É graduada em MATEMATICA pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2014) e graduada em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (2017). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

Roberta D’ Angela Menduni-Bortoloti, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutora em Educação.

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2016). Desde 2005, é professora em regime de dedicação exclusiva no Departamento de Ciência Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/UESB). Tem experiência na área de Educação Matemática, cujas pesquisas são em Psicologia da Educação Matemática, Alfabetização Matemática, Análise de Erros, Matemática para o Ensino e grupos colaborativos. Atua na formação de professores que ensinam matemática. Atualmente tem coordenado o grupo de pesquisa PRACOMAT - Práticas Colaborativas em Matemática com objetivo de melhoria do ensino e da aprendizagem em matemática. Este grupo se apresenta em três frentes de pesquisa: 1) o Lesson Study e suas potencialidades; 2) reaprender matemática quando lidamos com a Educação Especial (Discalculia) na perspectiva da Inclusão e 3) Matemática para o Ensino. Desde 2019 está coordenando o projeto de pesquisa "Professores da Universidade e da Educação básica colaborando com o ensino de matemática", aprovado pelo CNPq.

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Publicado

07-12-2021

Como Citar

Viana, D. S. B. ., & Menduni-Bortoloti, R. D. A. (2021). Estágio Supervisionado contribuindo com o processo formativo de uma mestranda em estágio de docência na pandemia. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202118. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12165

Edição

Seção

Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática