Produções de conhecimento a partir do estágio de forma remota no Ensino Médio em Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.11996

Palavras-chave:

Estágio. Ensino Remoto. Modelo dos Campos Semânticos. Formação de Professores de Matemática.

Resumo

Os estágios supervisionados são centrais na formação inicial de professores de Matemática, mas pouco pesquisados. O objetivo deste artigo é analisar situações de estágio, que faz parte de uma disciplina do curso de Matemática-Licenciatura, no formato remoto, em uma escola pública de Minas Gerais. Para tanto, foi adotada a postura de professoras pesquisadoras, pelo estudo intencional e metódico, e demarcada uma visão de estágio. Os dados analisados foram as discussões de observações de aulas de Matemática do programa Se Liga na Educação, que compõe o Regime de Estudos não presencial do Estado de Minas Gerais, e a interação, por meio de entrevista semiestruturada, com a professora supervisora de estágio que atua nesta escola, no Ensino Médio. Essas análises foram realizadas com base no Modelo dos Campos Semânticos, que pode contribuir para novas pesquisas com a temática estágio. A partir disso, foi possível apontar que houve diferentes produções de significados para as observações das aulas e da entrevista, reafirmando o estatuto epistemológico do estágio, ainda que realizado de forma remota.

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Biografia do Autor

Rejane Siqueira Julio, Universidade Federal de Alfenas

Graduada em Licenciatura em Matemática pela UFJF, mestre em Educação Matemática pela Unesp, campus de Rio Claro (SP), e doutora em Educação pela Unicamp. Docente do Instituto de Ciências Exatas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Daniela Cristina de Lima, Escola Estadual Judith Viana

Graduada em Matemática-Licenciatura pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Boa Esperança (MG) e
Especialização Lato-Sensu em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), MG. Atualmente professora efetiva na Escola Estadual Dr. Emílio Silveira e Escola Estadual Judith Vianna em Alfenas (MG).

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Publicado

07-12-2021

Como Citar

Siqueira Julio, R., & de Lima, D. C. (2021). Produções de conhecimento a partir do estágio de forma remota no Ensino Médio em Minas Gerais . Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202120. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.11996

Edição

Seção

Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática