Discussing the Teaching Method through Problem Solving (MERP)

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Angela Biazutti
Rafael Filipe Vaz
Luciano Roberto Andrade

Abstract

The failure and evasion in the disciplines of Calculus in undergraduate courses has been the object of research in recent decades. In several higher education institutions (HEIs) where data were collected for research by the Fundão-UFRJ Project Transition group, these disciplines have high failure and dropout rates. Our results, in line with those found in the literature, indicate that the core of the issue is in the teaching and learning of functions, a basic prerequisite for learning Calculus. In this sense, over the past nine years, the Transition group has been looking for new didactic options that make it possible to somehow contribute to minimize the difficulties of learning functions and, thus, reduce the failure and dropout rates in the Calculus classes. The Teaching Method through Problem Solving (MERP) consists of a didactic and methodological suggestion developed by the Transition group for the teaching of Mathematics, more specifically, for the teaching of functions. This method is supported by three theoretical / methodological pillars: teaching through Problem Solving, the study of Semiotic Representations and the use of GeoGebra as a teaching tool. In this article we will discuss the learning of Calculus and discuss the use of MERP.

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How to Cite
Biazutti, A., Vaz, R. F., & Andrade, L. R. (2020). Discussing the Teaching Method through Problem Solving (MERP). Revista Baiana De Educação Matemática, 1, e202019. https://doi.org/10.47207/rbem.v1i.10316
Section
Artigos - Fluxo Contínuo
Author Biographies

Angela Biazutti, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Licenciatura de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Fez estágio de pós-doutoramento na Universidade de Paris XI- Orsay, França (1991-1992). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ocupou o cargo de Coordenadora do Curso de Bacharelado em Matemática de outubro de 2002 até outubro de 2010. Foi também Editora-chefe da Editora IM-UFRJ, responsável por 13 títulos publicados, dirigidos para os cursos de graduação e pós-grauduação do IM-UFRJ. Realizou orientações de alunos de Iniciação Científica Junior (alunos do Ensino Médio), de Iniciação Científica e Monografia de final de curso de Licenciatura em Matemática (alunos de graduação), de Mestrado Latu Sensu (Especialização), de Mestrado em Matemática e em Educação Matemática(PROFMAT) e co-orientação de doutorado em Matemática. Tem experiência na área de pesquisa em Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais. Atualmente participa de atividades na área de Educação Matemática. Atua também na área de extensão, participando de projetos de cunho social-educativo.

Rafael Filipe Vaz, Instituto Federal do Rio de Janeiro/IFRJ- Paracambi

Possui licenciatura plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorando em Ensino de Matemática no PEMAT/UFRJ;Lecionou na Prefeitura do Rio de Janeiro na Educação de Jovens e Adultos (PEJA), na prefeitura de Itaboraí, na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e no Centro Educacional da Lagoa. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro do Campus Paracambi, onde leciona no Ensino Médio Técnico, na Licenciatura em Matemática e na Pós-Graduação em Educação e Diversidade (IFRJ/CPAR);Pesquisa Avaliação da e para a aprendizagem no GPAM (Grupo de Pesquisa em Avaliação da UFRJ) e a Transição do Ensino Médio para ao Superior no Projeto Fundão/UFRJ. Realizou pesquisas no Ensino de Frações, Análise de Erros, Educação Financeira Escolar e Educação Matemática Crítica;Atuou na pesquisa do Ensino de Frações, Análise de Erros, Educação Financeira Escolar e Educação Matemática Crítica.

Luciano Roberto Andrade, Faculdade do SENAI/CETIQT - Rio de Janeiro

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (2003). Graduado em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) - Seropédica (RJ), com habilitação em Matemática e estatística; Atualmente é professor da disciplina de Matemática da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro; Coordenador de projetos de Ensino na Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, Rio de Janeiro, Ensino Fundamental séries finais; Professor titular no Curso de Administração e Farmácia - nas disciplinas de Estatística e Matemática, da Universidade de Nova Iguaçu (Unig); professor multiplicador do Projeto Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do corpo Docente dos Cursos de Engenharia da Faculdade de SENAI/CETIQT. Tem experiência em: ensino de Matemática, com ênfase em Algoritmo, Geometria Analítica, Álgebra Linear e Cálculo I, II, III e IV; experiencia em linguagem de Programação Python; formulação de questões de matemática para avaliação em larga escala; capacitação de professores de Matemática; É autor de artigos na área de Educação Matemática.

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