Aprendizagem Matemática por meio da Componente Curricular Desenho Geométrico: algumas considerações tangíveis
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta algumas reflexões acerca de estudos envolvendo os componentes curriculares Desenho Geométrico e Matemática a partir das atividades docentes num contexto acadêmico em sala de aula com licenciandos em Matemática. A pesquisa configura-se como bibliográfica e de campo. Os dados foram analisados por meio da leitura de bibliografias específicas, observações e dos depoimentos dos licenciandos. Os resultados iniciais apresentaram percepções relevantes para efetivação dos estudos, apesar dos licenciandos pesquisados terem evidenciado inicialmente interlocuções limitadas entre as componentes curriculares citadas. Concluiu-se que, mediante os estudos a respeito da aprendizagem Matemática por intermédio do Desenho Geométrico, que é possível dinamizar, motivar e envolver muito mais os licenciandos, entendendo-se tais articulações entre as componentes mencionadas como motivação, ponto de partida, suporte e estímulos para os licenciandos, sobretudo, no que tange ao conhecimento matemático, com uma tessitura mais dinâmica, ativa e prazerosa, mesmo com a necessidade de ajustes e melhorias ao longo do processo, que se entende, como natural.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas – SP: Papirus, 1993.
CIFUENTES, José C. Uma via estética de acesso ao conhecimento matemático. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n.46, p.55-72, 2005.
COSTA, E. A. S; Analisando algumas potencialidades pedagógicas da história da matemática no ensino e aprendizagem da disciplina desenho geométrico por meio da teoria fundamentada. (242 fls); Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Departamento de Matemática. Ouro Preto, MG: Universidade Federal de Ouro Preto, 2013.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
GIL, António Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HELBEL. Ana Paula Tomazini. Matemática e Arte: possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem da Geometria. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor - Produções didático-pedagógicas – Cadernos PDE, 2013.
JORGE, Sonia. Desenho Geométrico: Ideias e imagens. São Paulo, SP: Saraiva, 1998.
MARMO, C.; MARMO, N. Desenho Geométrico. Rio de Janeiro, RJ: Scipione, 1994.
QUEIROZ, J. C. S., A Geometria e o Desenho Geométrico nas escolas do Brasil do século XX. X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação. Matemática, Cultura e Diversidade, Salvador – BA, 2010.
RAYMUNDO, M. F. S. M. Construção de conceitos geométricos: investigando a importância do ensino do desenho geométrico nos anos finais do ensino fundamental; (120 fls); Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Vassouras, RJ: Universidade Severino Sombra, 2010.
SILVA, C. I. D. N. Proposta de aprendizagem sobre a importância do desenho geométrico e da geometria descritiva; (102 fls); Dissertação de Mestrado. Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2006.
SOARES, J. F., FARIAS, A. A., CESAR, C.C. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan S.A., 1991, p. 235.
ZUIN, E. S. L. Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. (211 fls); Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.