Projeto de Preparação para a OBMEP: Uma Experiência Desenvolvida Durante o Estágio Curricular Supervisionado I

Conteúdo do artigo principal

Iury Kayan Gomes Dantas
Aluska Dias Ramos de Macedo Silva

Resumo

No presente trabalho, procuramos analisar a elaboração e execução de um projeto intitulado Desafio OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) desenvolvido no Estágio Curricular Supervisionado I. O presente projeto foi realizado durante a fase de coparticipação do ECS em uma escola pública do município de Baraúna, do estado da Paraíba, visando o melhor aproveitamento possível nas inserções do estagiário, foi desenvolvido durante todo o mês de maio o Desafio OBMEP, com oobjetivo de preparar e manter os alunos motivados até o dia da prova. Para este desafio foram propostas oito questões, que englobaram as quatro áreas da matemática (aritmética, estatística, geometria e álgebra), das quais escolhemos quatro para analisaras antecipações e respostas dos alunos, englobando cada uma das áreas da matemática. A ação envolveu sete turmas do Ensino Médio, sendo três delas do 1º ano, duas do 2º ano e duas do 3º ano. Este munícipio faz parte da 4ª região da Paraíba e carrega consigouma particularidade de ser um dos três municípios desta região que nunca conquistaram medalhas na OBMEP, juntamente com Sossego e São Vicente do Seridó. Ao final do desafio pudemos notar uma significativa evolução quanto ao desenvolvimento da linguagem matemática e argumentativa dos alunos em suas soluções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Dantas, I. K. G., & Silva, A. D. R. de M. (2024). Projeto de Preparação para a OBMEP: Uma Experiência Desenvolvida Durante o Estágio Curricular Supervisionado I. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202421. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.21672
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Iury Kayan Gomes Dantas, UFCG - Campus Cuité

Graduado em Licenciatura em Matemática

Aluska Dias Ramos de Macedo Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

(Aluska Macedo) Natural da cidade de Campina Grande - PB. Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2009). Mestrado em Educação na área de Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutora em Educação Matemática e Tecnológica na área de Didática da Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco. Realizou Doutorado Sanduíche na University of Copenhagen. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cuité. Investigadora dos seguintes temas: formação de professores de Matemática. Didática da Matemática. Desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Lesson Study ou Jugyou Kenkyuu. Engenharia Didática. Grandezas e medidas. Pensamento algébrico. Representações. Currículo. Membro do Projeto "Lesson Study na Formação Inicial e Continuada do(a) Professor(a) de Matemática: reflexão e colaboração em prol do desenvolvimento profissional docente" UnB-UFCG (2023-2024). Participa do GIEM Grupo de Investigação em Educação Matemática - UnB.

Referências

BARRETO, W.D.L; LOUREIRO, R. C. (2021) Por dentro das questões olímpicas de matemática. 1. ED. ANANINDEUA, PA. 2021.

LIMA, Simone Marques. Práticas pedagógicas de professores no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a resolução de problemas. Editora UNESP, 2020.

MACIEL–CMPA, Marcos Vinicius Milan; DE AZEVEDO BASSO–UFRGS, Marcus Vinicius. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): as origens de um projeto de qualificação do ensino de matemática na educação básica. 2009.

MEC. Olimpíada de Matemática. 2018, Acesso em 26 fev. 2024. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/olimpiada-de-matematica>

OBM. Competições Internacionais. 2024, Acesso em: 26 fev. 2024. Disponível em:

<https://www.obm.org.br/competicoes/internacionais/>

OBM. Informações Gerais Como Participar. 2024. Acesso em 26 fev. 2024. Disponível em:

<https://www.obm.org.br/informacoes-gerais/como-participar/>

OBMEP. <https://www.obmep.org.br/docs/2023/18a_OBMEP_REGULAMENTO.pdf> Acesso em 25 jan. 2024.

OBMEP.<https://www.obmep.org.br/noticias.DO?id=880#:~:text=Mais%20de%2018%2C3

%20milh%C3%B5es,ter%C3%A7a%2Dfeira%20(30).> Acesso em 25 jan. 2024.

OLIVEIRA JUNIOR, Mauricio Pedro de; PINHEIRO, Henrique Maia; BARRETO, Wagner Davy Lucas. Um estudo de caso sobre a aplicação das técnicas de resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática para a melhoria do ensino da disciplina. Research, Society and Development, v. 11, n. 6, p. e53611629295-e53611629295, 2022.

PAIVA, Scarlat. O anabolismo e o catabolismo na espiral da docência: construindo-me docente. 2018.

SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. Contribuições da Jugyou Kenkyuu e da engenharia didática para a formação e o desenvolvimento profissional de professores de matemática no âmbito do estágio curricular supervisionado. 2020.

SOKOLSKI, Wagner et al. IMO. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.