Projeto de Preparação para a OBMEP: Uma Experiência Desenvolvida Durante o Estágio Curricular Supervisionado I
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No presente trabalho, procuramos analisar a elaboração e execução de um projeto intitulado Desafio OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) desenvolvido no Estágio Curricular Supervisionado I. O presente projeto foi realizado durante a fase de coparticipação do ECS em uma escola pública do município de Baraúna, do estado da Paraíba, visando o melhor aproveitamento possível nas inserções do estagiário, foi desenvolvido durante todo o mês de maio o Desafio OBMEP, com oobjetivo de preparar e manter os alunos motivados até o dia da prova. Para este desafio foram propostas oito questões, que englobaram as quatro áreas da matemática (aritmética, estatística, geometria e álgebra), das quais escolhemos quatro para analisaras antecipações e respostas dos alunos, englobando cada uma das áreas da matemática. A ação envolveu sete turmas do Ensino Médio, sendo três delas do 1º ano, duas do 2º ano e duas do 3º ano. Este munícipio faz parte da 4ª região da Paraíba e carrega consigouma particularidade de ser um dos três municípios desta região que nunca conquistaram medalhas na OBMEP, juntamente com Sossego e São Vicente do Seridó. Ao final do desafio pudemos notar uma significativa evolução quanto ao desenvolvimento da linguagem matemática e argumentativa dos alunos em suas soluções.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
BARRETO, W.D.L; LOUREIRO, R. C. (2021) Por dentro das questões olímpicas de matemática. 1. ED. ANANINDEUA, PA. 2021.
LIMA, Simone Marques. Práticas pedagógicas de professores no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a resolução de problemas. Editora UNESP, 2020.
MACIEL–CMPA, Marcos Vinicius Milan; DE AZEVEDO BASSO–UFRGS, Marcus Vinicius. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): as origens de um projeto de qualificação do ensino de matemática na educação básica. 2009.
MEC. Olimpíada de Matemática. 2018, Acesso em 26 fev. 2024. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/olimpiada-de-matematica>
OBM. Competições Internacionais. 2024, Acesso em: 26 fev. 2024. Disponível em:
<https://www.obm.org.br/competicoes/internacionais/>
OBM. Informações Gerais Como Participar. 2024. Acesso em 26 fev. 2024. Disponível em:
<https://www.obm.org.br/informacoes-gerais/como-participar/>
OBMEP. <https://www.obmep.org.br/docs/2023/18a_OBMEP_REGULAMENTO.pdf> Acesso em 25 jan. 2024.
OBMEP.<https://www.obmep.org.br/noticias.DO?id=880#:~:text=Mais%20de%2018%2C3
%20milh%C3%B5es,ter%C3%A7a%2Dfeira%20(30).> Acesso em 25 jan. 2024.
OLIVEIRA JUNIOR, Mauricio Pedro de; PINHEIRO, Henrique Maia; BARRETO, Wagner Davy Lucas. Um estudo de caso sobre a aplicação das técnicas de resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática para a melhoria do ensino da disciplina. Research, Society and Development, v. 11, n. 6, p. e53611629295-e53611629295, 2022.
PAIVA, Scarlat. O anabolismo e o catabolismo na espiral da docência: construindo-me docente. 2018.
SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. Contribuições da Jugyou Kenkyuu e da engenharia didática para a formação e o desenvolvimento profissional de professores de matemática no âmbito do estágio curricular supervisionado. 2020.
SOKOLSKI, Wagner et al. IMO. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.