Intersemioses nos Festivais de Vídeos Digitais e Educação Matemática: uma análise de vídeos com conteúdo de Geometria
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os Festivais de Vídeos Digitais e Educação Matemática são realizados com o intuito de incentivar a produção de vídeos com conteúdo matemático por estudantes e professores de todos os níveis de ensino de todo o país. O evento está caminhando para sua sétima edição e disponibiliza os vídeos participantes em sua página oficial para que sejam utilizados com fins pedagógicos e para pesquisa. Nesse contexto, buscou-se nesta pesquisa analisar o potencial para produção de significados de vídeos com conteúdo matemático participantes dos Festivais de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Especificamente, o interesse dessa investigação está nas escolhas de recursos semióticos (linguagem, simbolismo matemático, imagens, gestos, músicas, sons, entre outros) e nas suas combinações (intersemioses), a fim de construir o discurso matemático digital. A metodologia adotada foi qualitativa. A fim de delimitar a amostra de análise, foram selecionados vídeos que discutem conceitos de Geometria. Um modelo de análise de vídeos e a Sistêmico Funcional – Análise do Discurso Multimodal direcionaram a análise do potencial semiótico do discurso matemático apresentado nos vídeos que foram analisados. Os resultados obtidos a partir da análise dos sete vídeos mostraram que os estudantes participantes dos Festivais combinaram os recursos semióticos na discussão do conteúdo matemático buscando uma contextualização mais efetiva, destacando as potencialidades de software de geometria dinâmica, ou mesmo repetindo as práticas de sala de aula no vídeo.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Qualitative research for education: an introduction to theories and methods. 5. ed. Boston. Pearson Education, 2006.
BORBA, M. C. Tecnologias informáticas na Educação Matemática e reorganização do pensamento. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L.; GRACIAS, T. A. S. Pesquisa em Ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. Belo horizonte: Autêntica Editora, 2018.
BORBA, M. C.; NEVES, L. X.; DOMINGUES, N. S. A atuação docente na quarta fase das tecnologias digitais: produção de vídeos como ação colaborativa nas aulas de matemática. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v.9, p.1 – 24. 2018.
BORBA, M. C. ; OHALLORAN, K. L.; NEVES, L. X. Multimodality, Systemic Functional-Multimodal Discourse Analysis and Production of Videos in Mathematics Education. In: Marcel Danesi. (Org.). Handbook of Cognitive Mathematics. SPRINGER, 2021, v., p. 1-30.
BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 2.ed. Belo Horizonte. Autêntica, 2018.
BORBA, M. C., VILLARREAL, M. E. Humans-with-Media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, visualization and experimentation. New York. Springer, 2005.
DOMINGUES, N. S., BORBA, M. C. Compreendendo o I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Revista de Educação Matemática, v. 15, 47 – 68. 2018.
FERRÉS, J. Vídeo e educação. 2.ed. Porto Alegre. Artes Médicas, 1995.
GENTIL, L. A. As funções da Geometria em outros campos da Matemática: uma análise de livros didáticos. 106 f. 2020. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2020.
GOLDIN, G.; SHTEINGOLD, N. Systems of representations and the development of mathematical concepts. In: CUOCO, A. A.; CURCIO, F.R. The roles of representation in schools Mathematics. 2001 Yearbook. Reston: NCTM, 2001. p. 1 – 23.
JEWITT, C.; BEZEMER, J.; O’HALLORAN, K. Introducing Multimodality. New York. Routledge, 2016.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 2. ed. Campinas: Papirus, 2007.
LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trab. Ling. Aplic. Campinas, 49(2), Jul./Dez. 2010.
LINS, R.C. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 75 – 94.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2015. p. 11- 72.
NEVES, L. X. Intersemioses em vídeos produzidos por licenciandos em Matemática da UAB. 2020. 309 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2020
NEVES, L. X.; BORBA, M. C. Vídeos em Educação Matemática sob a luz da Sistêmico Funcional - Análise do Discurso Multimodal. UNIÓN (SAN CRISTOBAL DE LA LAGUNA), v. 16, p. 159-178. 2020.
O’HALLORAN, K. L. Historical changes in the semiotic landscape: From calculation to computation. In: Jewitt, C. The routledge handbook of multimodal analysis. New York: Routledge, 2011. p. 98 – 113.
O’HALLORAN, K. L.; LIM FEI, V. Systemic functional multimodal discourse analysis. In: NORRIS, S.; MAIER, C. D. Interactions, images and texts: a reader in Multimodality. Berlin: De Gruyter, 2014. p. 137 - 153.
POWELL, A. B.; FRANCISCO, J. M.; MAHER, C. A. Uma abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Ideias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes. BOLEMA, Rio Claro (SP), v. 17, n. 21, p. 81–140. 2004.
SETTON, M. G. Mídia e educação. São Paulo. Contexto, 2015.
TOMAZ, V. S.; DAVID, M. M. M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.