Intersemioses nos Festivais de Vídeos Digitais e Educação Matemática: uma análise de vídeos com conteúdo de Geometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.18019

Palavras-chave:

Multimodalidade., Simbolismo matemático., Recurso didático., Produção de significado.

Resumo

Os Festivais de Vídeos Digitais e Educação Matemática são realizados com o intuito de incentivar a produção de vídeos com conteúdo matemático por estudantes e professores de todos os níveis de ensino de todo o país. O evento está caminhando para sua sétima edição e disponibiliza os vídeos participantes em sua página oficial para que sejam utilizados com fins pedagógicos e para pesquisa. Nesse contexto, buscou-se nesta pesquisa analisar o potencial para produção de significados de vídeos com conteúdo matemático participantes dos Festivais de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Especificamente, o interesse dessa investigação está nas escolhas de recursos semióticos (linguagem, simbolismo matemático, imagens, gestos, músicas, sons, entre outros) e nas suas combinações (intersemioses), a fim de construir o discurso matemático digital. A metodologia adotada foi qualitativa. A fim de delimitar a amostra de análise, foram selecionados vídeos que discutem conceitos de Geometria. Um modelo de análise de vídeos e a Sistêmico Funcional – Análise do Discurso Multimodal direcionaram a análise do potencial semiótico do discurso matemático apresentado nos vídeos que foram analisados. Os resultados obtidos a partir da análise dos sete vídeos mostraram que os estudantes participantes dos Festivais combinaram os recursos semióticos na discussão do conteúdo matemático buscando uma contextualização mais efetiva, destacando as potencialidades de software de geometria dinâmica, ou mesmo repetindo as práticas de sala de aula no vídeo.

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Biografia do Autor

Victor Daniel Santos de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Professor de Matemática da Escola Básica. 

Liliane Xavier Neves, Universidade Estadual de Santa Cruz

Universidade Estadual de Santa Cruz. Doutora em Educação Matemática.

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

Oliveira, V. D. S. de, & Neves, L. X. (2023). Intersemioses nos Festivais de Vídeos Digitais e Educação Matemática: uma análise de vídeos com conteúdo de Geometria. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202321. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.18019