Dificuldades em Interpretações Matemáticas dos Alunos do Proeja na Resolução de Situações Problemas
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Resumo
O presente trabalho trata-se de um Relato de Experiência com base no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) do Curso de Licenciatura em Matemática, realizado no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), curso Técnico em Cozinha. As observações foram realizadas entre os meses de março a maio de 2023. Durante as observações, uma das dificuldades percebidas pelos alunos era a interpretação dos enunciados matemáticos nas situações problemas. Nesse sentido, o objetivo deste relato é discutir sobre as dificuldades de interpretação dos alunos em situações problemas matemáticos, na qual buscou-se embasamento teórico na intenção de entender as causas estruturais para essa dificuldade apresentada pelos alunos. Os resultados apontam que tais dificuldades não são momentâneas, pois os alunos, ao longo do seu processo escolar, não têm a percepção da vinculação entre as áreas de Português e Matemática pelo fato da mecanização imposta pelo ensino da Matemática. Como possíveis soluções, apresenta-se o Método de Polya para a resolução das situações problemas, que se trata de um método composto por quatro fases que pode auxiliar o docente no processo de ensino aprendizagem, também destacamos a importância de um trabalho voltado para a língua matemática associada com a interpretação de textos, articulando as relações entre língua materna e a linguagem matemática.
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