Pré-apropriação de jogos sobre equação do 1º grau propostos em livros didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.17557

Palavras-chave:

Appropriation model of a new resource, Math games, First-degree Equation, Documental Approach to Didactics

Resumo

Este artigo é fruto de uma dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC). Tomamos por objetivo analisar a pré-apropriação por professores de matemática de jogos para o ensino de equação do 1º Grau, propostos em livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático. Norteamos esta pesquisa no modelo de apropriação de um novo recurso, estruturado em três fases: pré-apropriação, apropriação original e reapropriação. Utilizamos a metodologia reflexiva, tecida na Abordagem Documental do Didático. No presente trabalho, limitamo-nos a analisar a fase de pré-apropriação desses jogos. Participaram da pesquisa dois professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal do Recife -PE. Sobre os resultados, destacamos a influência do conhecimento matemático para o ensino no processo de instrumentalização dos jogos e os diferentes tipos de orquestrações instrumentais previstas, em particular, para a utilização do jogo das equações equivalentes em sala de aula.

 

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Biografia do Autor

Felipe Alexandre de Lima Lira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Ensino das Ciências e matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2022). Licenciado em Matemática. 

Elisângela Bastos de Mélo Espíndola, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC). Doutorado em Educação.

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Publicado

21-11-2023

Como Citar

Alexandre de Lima Lira, F., & Bastos de Mélo Espíndola, E. (2023). Pré-apropriação de jogos sobre equação do 1º grau propostos em livros didáticos . Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e0202317. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.17557