Pré-apropriação de jogos sobre equação do 1º grau propostos em livros didáticos

Conteúdo do artigo principal

Felipe Alexandre de Lima Lira
Elisângela Bastos de Mélo Espíndola

Resumo

Este artigo é fruto de uma dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC). Tomamos por objetivo analisar a pré-apropriação por professores de matemática de jogos para o ensino de equação do 1º Grau, propostos em livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático. Norteamos esta pesquisa no modelo de apropriação de um novo recurso, estruturado em três fases: pré-apropriação, apropriação original e reapropriação. Utilizamos a metodologia reflexiva, tecida na Abordagem Documental do Didático. No presente trabalho, limitamo-nos a analisar a fase de pré-apropriação desses jogos. Participaram da pesquisa dois professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal do Recife -PE. Sobre os resultados, destacamos a influência do conhecimento matemático para o ensino no processo de instrumentalização dos jogos e os diferentes tipos de orquestrações instrumentais previstas, em particular, para a utilização do jogo das equações equivalentes em sala de aula.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Alexandre de Lima Lira, F., & Bastos de Mélo Espíndola, E. (2023). Pré-apropriação de jogos sobre equação do 1º grau propostos em livros didáticos . Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e0202317. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.17557
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Felipe Alexandre de Lima Lira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Ensino das Ciências e matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2022). Licenciado em Matemática. 

Elisângela Bastos de Mélo Espíndola, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC). Doutorado em Educação.

Referências

ARAÚJO, A. J. O ensino de álgebra no Brasil e na França: estudo sobre o ensino de equações do 1º grau à luz da teoria antropológica do didático. 2009. Tese (Programa de Pós- Graduação em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

BALL, D. L.; THAMES, M. H. ; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching What Makes It Special? Journal of Teacher Education, Washington, n. 59, v.5, p. 389-407, 2008.

BELLEMAIN, F.; TROUCHE, L. Compreender o Trabalho do Professor com os Recursos de seu Ensino, um Questionamento Didático e Informático. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, Aracajú, v. 9, n. 1, p. 105-144, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia digital PNLD 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível de em: https://pnld.nees.ufal.br/assets-pnld/guias/Guia_pnld_2020_pnld2020-matematica.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

CARRILLO, J. et al. Un marco teórico para el conocimiento especializado del profesor de Matemáticas. Huelva: Universidad de Huelva Publicaciones, 2014.

CHEVALLARD, Y. L’analyse des pratiques enseignantes en théorie anthropologique du didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble, v.19, n.2, p.221-265.1999.

DANTE, L. R. Teláris. Matemática. 7º ano. São Paulo: Ática, 2018.

DRIJVERS, P. et al. The teacher and the tool: instrumental orchestrations in the technology-rich mathematics classroom. Educational Studies in Mathematics, Melbourne, v. 75, n.2, p.213-234, 2010.

GAY, M. R.G.; SILVA, W.R. Araribá Mais Matemática. 7º ano. São Paulo: Moderna, 2018.

GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Du travail documentaire des enseignants: genèses, collectifs, communautés. Le cas des mathématiques. Education et Didactique, Rennes, v.2, n. 3, p.7-33, 2008.

GUEUDET, G. ; TROUCHE, L. (Orgs.). Ressources vives. le travail documentaire des professeurs en mathématiques. Rennes/Lyon: Presses Universitaires de Rennes/INRP, 2010.

IGLIORI, S. B.C; ALMEIDA, M.V. A orquestração instrumental de uma situação matemática para o EFII. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.21, n.5, p. 230-245, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45545.

IGNÁCIO, R. S. Criação de capítulo de livro didático digital no estágio curricular supervisionado: uma análise da documentação na formação inicial do professor de matemática. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Universidade Anhanguera de São Paulo, 2018.

KOEHLER, M. L.; MISHRA, P..Introducing TPCK. In: AACTE Committee on Innovation and Technology (ed.). Handbook of Technological Pedadogical Content Knowledge (TPCK) for Educators. New York: Routledge, 2008. p. 3-29. Disponível em: http://punya.educ.msu.edu/publications/koehler_mishra_08.pdf. Acesso em: 25 jun. 2023.

LIRA, F. A. L. A apropriação por professores de matemática de jogos sobre equação do primeiro grau propostos em livros didáticos. 2022. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/handle/tede2/9380. Acesso em: 25 out. 2023.

LUCENA, R.; GITIRANA, V.; TROUCHE, L. Teoria da orquestração instrumental: um olhar para a formação docente. In: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, I., 2016, Bonito – MS. Anais [...]. Bonito: UFMS/SBEM, 2016.

RABARDEL, P. Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.

RECIFE. Secretaria Municipal de Educação. Plano de estudo. 7º ano. Recife: SME, 2021. Disponível em: http://www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/sites/default/files/arquivos_informativos_home/EnsinoFundamental.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

ROUSSON, L. Conception d’un jeu-situation numérique et son appropriation par des professeurs: le cas de l’enseignement de l’énumération à l’école maternelle. 2017. These (Doctorat en Sciences de l’Education), Université Claude Bernard Lyon 1, Lyon-France, 2017.

TRGALOVÁ, J. ; ROUSSON, L. Model of appropriation of a curricular resource: a case of a digital game for the teaching of enumeration skills in kindergarten. ZDM Mathematics Education, London - Springer, n. 49, v. 5, 769-784, 2017.

TROUCHE, L. et al. L’approche documentaire du didactique, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-02512596/document. Acesso em: 20 jan.2022.

TROUCHE, L. Managing the complexity of human/machine interactions in computerized learning environments: Guiding students’ command process through instrumental orchestrations. International Journal of Computers for Mathematics Learning, 9, p. 281-307, 2004.