Pré-apropriação de jogos sobre equação do 1º grau propostos em livros didáticos
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Resumo
Este artigo é fruto de uma dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC). Tomamos por objetivo analisar a pré-apropriação por professores de matemática de jogos para o ensino de equação do 1º Grau, propostos em livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático. Norteamos esta pesquisa no modelo de apropriação de um novo recurso, estruturado em três fases: pré-apropriação, apropriação original e reapropriação. Utilizamos a metodologia reflexiva, tecida na Abordagem Documental do Didático. No presente trabalho, limitamo-nos a analisar a fase de pré-apropriação desses jogos. Participaram da pesquisa dois professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal do Recife -PE. Sobre os resultados, destacamos a influência do conhecimento matemático para o ensino no processo de instrumentalização dos jogos e os diferentes tipos de orquestrações instrumentais previstas, em particular, para a utilização do jogo das equações equivalentes em sala de aula.
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