Ensino de Conceitos Matemáticos e Educação Inclusiva: Uma Experiência com Aluno com Síndrome de Down

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.17512

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Educação Inclusiva. Práticas de ensino.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar e discutir sobre a experiência de ensino de conceitos matemáticos a aluno com síndrome de Down matriculado nos anos finais do ensino fundamental em escola da rede privada de Fortaleza, Ceará. As práticas aqui mencionadas estão baseadas em dez meses de acompanhamento diário do aluno pelas autoras e, no decorrer desses meses, buscamos compreender como se dá a relação entre o professor que ensina matemática e as especificidades desses alunos assim como, conhecer as práticas, intervenções, metodologias e estratégias de ensino que norteiam as ações do professor para o desenvolvimento cognitivo desse aluno no que tange a Matemática. Para isso foi realizado um estudo de caso além de levantamento bibliográfico acerca do que vem sendo discutido a respeito do tema. Como embasamento teórico, nos apoiamos nos estudos de Bissoto (2005), Lopes & Fabris (2013), Santiago & Santos (2015) dentre outros. Foi possível concluir que, um planejamento consistente e que envolva os diferentes atores educacionais é fundamental para um bom desempenho e avanço de alunos com Síndrome de Down, no que tange à aprendizagem de Matemática além da busca por uma prática mais centrada nas potencialidades, o envolvimento de todos no processo de inclusão é fator decisivo no sucesso.

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Biografia do Autor

Josiane Marques Duarte Almeida, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará na linha de pesquisa: Educação, currículo e ensino (LECE), e eixo temático: Ensino de Matemática. Pesquisando os seguintes temas: tecnologias, formação continuada de professores, BNCC, ensino de Matemática e sob a orientação e supervisão da Professora Dra Maria José Costa dos Santos. Graduada em licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Estácio de Santa Catarina, graduada em licenciatura em Pedagogia (distinção acadêmica Magna Cum Laude) pela Universidade Federal do Ceará,  Pós-graduada em Matemática, suas tecnologias e o mundo do trabalho. Pós-graduada em Alfabetização e educação infantil pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Atua no Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/UFC/CNPq). Atuou como bolsista voluntária no grupo de extensão Pró-inclusão: Pesquisas e Estudos sobre Educação Especial e Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores, vinculado ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação FACED/UFC nos seguintes eixos: Educação Especial e Inclusiva; Letramento, Alfabetização e Formação Docente. Sob a coordenação e orientação das professoras Dra. Francisca Geny Lustosa e Dra. Claudiana Maria Nogueira de Melo de 2017 a 2021.

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN). Professora Associada, orientadora e Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática(ENCIMA) e professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação(PPGE) da Universidade Federal do Ceará(UFC). É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/UFC/CNPq).  Rua: Marechal Deodoro, 750, Benfica, Fortaleza, Ceará, Brasil, CEP: 60000-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9623-5549. E-mail: mazzesantos@ufc.br.

Francisco Arnaldo Lopes Bezerra, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC na Linha Educação Currículo e Ensino. Eixo Ensino de Matemática, sob orientação da Professora Dr Maria José Costa dos Santos. Bolsista CAPES. Graduado em Pedagogia (2017) pela Universidade Federal do Ceará(UFC). Professor substituto da Prefeitura Municipal de Fortaleza - 2018. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), participando das pesquisas:Educação e formação humana em Antônio Gramsci: um estudo a partir dos Cadernos do Cárcere (1929-1935) 2015 / 2017. Foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID), exercendo atividades de monitoria nas disciplinas: Antropologia da Educação sob a orientação da professora Bernadete Beserra. Atuou como bolsista voluntário do programa da Pró-reitoria de Extensão (Prex) Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino Fundamental. 2016 / 2017. Membro do grupo de pesquisa G-Tercoa. Pesquisando atualmente os seguintes temas: Educação. Pedagogia. Ensino de Matemática.

Referências

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Publicado

10-12-2023

Como Citar

Marques Duarte Almeida, J., Costa dos Santos, M. J. ., & Lopes Bezerra, F. A. . (2023). Ensino de Conceitos Matemáticos e Educação Inclusiva: Uma Experiência com Aluno com Síndrome de Down. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202320. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.17512

Edição

Seção

Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo

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