Uma análise dos obstáculos epistemológicos e didáticos em tarefas sobre as transformações trigonométricas
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Resumo
Este estudo objetivou a apresentação de uma análise dos obstáculos epistemológicos e didáticos em relação ao objeto de conhecimento transformações trigonométricas, ao observar as tarefas presentes no livro didático disponível no PNLEM 2021. Esta pesquisa foi caracterizada como um levantamento bibliográfico, baseada nos princípios de Bachelard (2006). Para justificar a escolha do livro didático "Matemática e suas tecnologias" de Souza (2021), realizou-se um levantamento no Guia do Plano Nacional do Livro Didático (PNLEM/2021), bem como uma análise cronológica do PNLEM de 2006 a 2021, com o intuito de verificar se as transformações trigonométricas foram abordadas desde o início da implementação do PNLEM e se ainda continuam evidenciadas no Guia atual de 2021, após implementação da Base Nacional Comum Curricular/BNCC (2018). Por meio dessa análise constatou-se que o objeto de conhecimento supracitado deixou de ser abordado na maioria dos livros didáticos a partir do PNLEM 2018, conforme proposto pelos documentos normativos nacionais PCNEM (2000), OCEM (2006) e BNCC (2018), ao discutir que esse saber matemático não atendia ao conjunto de habilidades a serem desenvolvidas no ensino de Matemática na Educação Básica. Assim, apenas um material didático aborda esse conteúdo em questão, propondo tarefas com a possibilidade de consolidar parcialmente a aprendizagem do aluno, sendo necessário repensar uma proposta de aprendizagem que possibilite a compreensão e importância do estudo das transformações trigonométricas na Educação Básica, com o intuito de superar os obstáculos epistemológicos e didáticos.
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