Uma análise dos obstáculos epistemológicos e didáticos em tarefas sobre as transformações trigonométricas

Conteúdo do artigo principal

Geane Santana Oliveira
Laerte Silva da Fonseca

Resumo

Este estudo objetivou a apresentação de uma análise dos obstáculos epistemológicos e didáticos em relação ao objeto de conhecimento transformações trigonométricas, ao observar as tarefas presentes no livro didático disponível no PNLEM 2021. Esta pesquisa foi caracterizada como um levantamento bibliográfico, baseada nos princípios de Bachelard (2006). Para justificar a escolha do livro didático "Matemática e suas tecnologias" de Souza (2021), realizou-se um levantamento no Guia do Plano Nacional do Livro Didático (PNLEM/2021), bem como uma análise cronológica do PNLEM de 2006 a 2021, com o intuito de verificar se as transformações trigonométricas foram abordadas desde o início da implementação do PNLEM e se ainda continuam evidenciadas no Guia atual de 2021, após implementação da Base Nacional Comum Curricular/BNCC (2018). Por meio dessa análise constatou-se que o objeto de conhecimento supracitado deixou de ser abordado na maioria dos livros didáticos a partir do PNLEM 2018, conforme proposto pelos documentos normativos nacionais PCNEM (2000), OCEM (2006) e BNCC (2018), ao discutir que esse saber matemático não atendia ao conjunto de habilidades a serem desenvolvidas no ensino de Matemática na Educação Básica. Assim, apenas um material didático aborda esse conteúdo em questão, propondo tarefas com a possibilidade de consolidar parcialmente a aprendizagem do aluno, sendo necessário repensar uma proposta de aprendizagem que possibilite a compreensão e importância do estudo das transformações trigonométricas na Educação Básica, com o intuito de superar os obstáculos epistemológicos e didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santana Oliveira, G., & Fonseca, L. S. da. (2023). Uma análise dos obstáculos epistemológicos e didáticos em tarefas sobre as transformações trigonométricas. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202315. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.17273
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Geane Santana Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora da Educação Básica do estado de Sergipe (SEDUC/SE). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). 

Laerte Silva da Fonseca, Instituto Federal de Sergipe

Instituto Federal de Sergipe (IFS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pós-Doutorado.

Referências

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 1996.

BITTENCOURT, C. M. Livros didáticos: concepções e uso. Recife: Secretaria da Educação e Esporte de Pernambuco, 1997. (Coleção Qualidade do Ensino, Série: Formação do Professor).

BOYER, C. B. História da matemática. Trad. Elza Furtado Gomide. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.

BOYER, C. B. História da matemática. Trad. Elza F. Gomide. São Paulo: Edgard Blücher, 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: volume 2 – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 2000.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: PCN+ – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 2006.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2018: matemática: ensino médio. –Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLEM 2006: matemática: ensino médio. –Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLEM 2009: matemática: ensino médio. –Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLEM 2012: matemática: ensino médio. –Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLEM 2015: matemática: ensino médio. –Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2015.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLEM 2018: matemática: ensino médio. –Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018.

CHEVALLARD, Y. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathematiques: L’approche anthropologique. Cours donné à l’université d’été Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathématiques, La Rochelle, 4-11; paru dans les actes de cette université d’été, IREM de Clermont-Ferrand, p. 91-120. 1998. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=27. Acesso em: 14 nov. 2021

COSTA, M. S.; ALLEVATO, N. S. G.. Livro didático de matemática: análise de professoras polivalentes em relação ao ensino de geometria. Vidya, Santa Maria, v. 30, n. 2, p. 71 - 80, jul./dez. 2010.

DANTE, L. R. Livro didático de Matemática: uso ou abuso? In: Em aberto. Brasília, v.26, n.69, p.52 – 58, jan/marc. 1996.

EVES, H. Introdução à história da matemática. Trad. Hygino Hugueros Domingues. Campinas: ed. UNICAMP, 2011.

FONSECA, L. S. Um estudo sobre o Ensino de Funções Trigonométricas no Ensino Médio e no Ensino Superior no Brasil e França. 2015. 495 f. (Tese de Doutorado) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008.

LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1990.