Educação Matemática na Bahia: contribuições da professora Adelaide Reis Mendonça
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar as contribuições da professora Adelaide Reis Mendonça para a Educação Matemática no Estado da Bahia, tanto por suas ações e intervenções como educadora matemática no ensino superior quanto para o Encontro Baiano de Educação Matemática (EBEM) dos anos de 1986, 1987 e 1989. Para tal, foram realizadas entrevistas com a referida professora. A partir de uma abordagem histórica atrelada aos conhecimentos da História da Educação e da História da Educação Matemática, consideraremos o tempo e o espaço vivenciados por esta professora, perpassando pela sua trajetória pessoal e profissional, saberes e práticas profissionais constituídos de suas experiências como professora atuando no colegial e nos cursos de licenciatura em Matemática e formação continuada para professores, além de abordar o seu processo de profissionalização docente. Dessa forma, entendemos que este artigo pode contribuir significativamente para o entendimento da História da Educação Matemática baiana e suas perspectivas para resultados de futuras pesquisas no âmbito do ensino e formação de professores de matemática no estado, considerando o EBEM como um divisor de águas nesse processo.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
CATUNDA, O. et al. Ensino Atualizado de Matemática. São Paulo: EDART, 1975.
CATUNDA, O. et al. As transformações geométricas e o ensino da geometria. Salvador: Centro Editora e didática da UFBA, 1988.
DANTAS et al. Ensino atualizado da matemática: curso ginasial. 2. ed. São Paulo: EDART, 1971. v. 1-4.
DANTAS, M. M. de S. et al. Matemática 7. Salvador: FATOR, 1990.
DIAS, A. L. M. História da matemática na Bahia: uma curiosidade?. Sitientibus. Revista da Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, n. 23, p. 59-88, 2000.
DIAS, A. L. M. Uma História da Educação Matemática na Bahia. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300909600_ARQUIVO_ALMD.EducacaomatematicaBahia_revisado.pdf. Acessado em: 19 de mai. 2022.
FERNANDES, D. N. Sobre a formação do professor de matemática no Maranhão: cartas para uma cartografia possível. Rio Claro, 2011. 388f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro (SP), 2011.
FREIRE, I. A. A. Ensino de Matemática: iniciativas inovadoras no Centro de Ensino de Ciências da Bahia (1965-1969). Dissertação de Mestrado não publicada, Curso de PósGraduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana. Salvador, BA. 2009.
GOMES, L. P. S.; MIORIM, M. A. Práticas Escolares de Matemática no Instituto Nossa Senhora da Piedade em Ilhéus: desafios para a educadora baiana Martha Dantas. BOLEMA, 29, 2015, 867-886.
GOMES, L. P. S. Entre a exposição e a descoberta: contribuições de Martha Dantas para o ensino de Matemática nas escolas. Ciência & Educação, 2016, p. 741-755.
MENDONÇA, Adelaide Reis. Entrevista concedida à Ivanise Gomes Arcanjo Diniz. [mensagem pessoal]. Entrevista realizada por gravação de áudio através do WhatsApp em 02 de abr. de 2020.
REALES, L.; CONFORTIN, R. de S. Introdução aos estudos da narrativa. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2008, p.106.
SILVA, M. C. L. da; CAMARGO, K. C. Martha Dantas: o ensino da geometria na Bahia. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 25, 2008, p. 701-714.