Proposta para o ensino e aprendizagem de professores em formação inicial: um curso de matemática básica desenvolvido a partir da Resolução de Problemas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de um curso de matemática básica ministrado para a comunidade local e acadêmicos de um campus universitário. O objetivo foi analisar se a metodologia de Resolução de Problemas possibilitou uma aprendizagem mais significativa e desenvolveu a prática docente das instrutoras. O curso enfatizou a problematização da matemática no cotidiano, buscando aumentar o interesse pela disciplina e aprofundar os conhecimentos já adquiridos. Os resultados indicaram um desempenho significativo na interpretação de questões-problema, com os participantes sendo desafiados a pensar e a explanar suas ideias. A metodologia de Resolução de Problemas possibilitou a interpretação de diferentes maneiras para um mesmo problema, exercitando a interpretação e a argumentação verbal e/ou escrita.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
ALLEVATO, S. G. N.; ONUCHIC, R. L.; JAHN, P. A. O computador no ensino e a aprendizagem da matemática: reflexões sob a perspectiva da resolução de problemas. Recife: Biblioteca do Educador Matemático, vol: 7, 2010.
AVATAR. Direção de James Cameron. Estados Unidos: Lightstorm Entertainment, 2009. Disney Plus (161 min.).
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: BNCC_20dez_site.pdf (mec.gov. br) Acesso em: 28 de novembro de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1º e 2º ciclos do ensino fundamental). v.3. Brasília: MEC, 1997.
MENEGHELLI, Juliana et al. Metodologia de resolução de problemas: concepções e estratégias de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 3, 2018.
NEVES, C. R. K.; COSTA, P. L.; KATO, A. K. A metodologia da Resolução de Problemas no processo de ensino aprendizagem nos 4ºs 5ºs anos do ensino fundamental. Revista Paranaense de Educação Matemática. 2014.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática, vol. 25, núm. 41, dez., 2011, pp. 73-98.
POZO, J. I., ECHEVERRÍA, M. P. A solução de problemas: Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Art Med,1998.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro, RJ. Editora Interciência. 1975. p; 24-25.