Proposta para o ensino e aprendizagem de professores em formação inicial: um curso de matemática básica desenvolvido a partir da Resolução de Problemas

Conteúdo do artigo principal

Tatiane da silva Alves
Késia Caroline Ramires Neves

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um curso de matemática básica ministrado para a comunidade local e acadêmicos de um campus universitário. O objetivo foi analisar se a metodologia de Resolução de Problemas possibilitou uma aprendizagem mais significativa e desenvolveu a prática docente das instrutoras. O curso enfatizou a problematização da matemática no cotidiano, buscando aumentar o interesse pela disciplina e aprofundar os conhecimentos já adquiridos. Os resultados indicaram um desempenho significativo na interpretação de questões-problema, com os participantes sendo desafiados a pensar e a explanar suas ideias. A metodologia de Resolução de Problemas possibilitou a interpretação de diferentes maneiras para um mesmo problema, exercitando a interpretação e a argumentação verbal e/ou escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Alves, T. da silva, & Neves, K. C. R. (2023). Proposta para o ensino e aprendizagem de professores em formação inicial: um curso de matemática básica desenvolvido a partir da Resolução de Problemas . Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202314. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.17059
Seção
Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Tatiane da silva Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2021). Foi bolsista do subprojeto de matemática do Programa Residência Pedagógica-PRP/UFGD no período de 2020 a 2022. É editora associada da Revista de Educação Matemática Tangram. Atualmente é bolsista da Capes pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática (PPGECMat) da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É representante discente no Conselho Diretor da FACET- UFGD. Faz parte da Comissão de Acompanhamento de Egressos (CAE) e da Comissão de Evento do PPGECMat. É integrante do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade (GPEMATCC/UFGD). Desenvolve pesquisas ligadas ao Currículo da Formação Inicial de Professores que ensinam Matemática sob orientação da Profª Dra. Adriana Fátima de Souza Miola.

Késia Caroline Ramires Neves, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (Universidade Estadual de Maringá - UEM - 2016). Pós-doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - linha de pesquisa em História da Educação Matemática (Universidade Federal de São Paulo - 2019). Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM - 2009). Especialista em Educação Matemática (Instituto Paranaense de Ensino - 2006). Licenciada em Matemática (UEM - 2003). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/MS - de set. 2009 a out. 2021) e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS - out. 2021 até o presente). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdumat, desde set. 2021). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática Escolar (GEPEME-MS, desde 2016), associada ao Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT Brasil), associada à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-Brasil). Interesse de pesquisa em: História da Educação Matemática, História da Matemática, História e Sociologia da Educação e Avaliação Educacional.

Referências

ALLEVATO, S. G. N.; ONUCHIC, R. L.; JAHN, P. A. O computador no ensino e a aprendizagem da matemática: reflexões sob a perspectiva da resolução de problemas. Recife: Biblioteca do Educador Matemático, vol: 7, 2010.

AVATAR. Direção de James Cameron. Estados Unidos: Lightstorm Entertainment, 2009. Disney Plus (161 min.).

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: BNCC_20dez_site.pdf (mec.gov. br) Acesso em: 28 de novembro de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1º e 2º ciclos do ensino fundamental). v.3. Brasília: MEC, 1997.

MENEGHELLI, Juliana et al. Metodologia de resolução de problemas: concepções e estratégias de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 3, 2018.

NEVES, C. R. K.; COSTA, P. L.; KATO, A. K. A metodologia da Resolução de Problemas no processo de ensino aprendizagem nos 4ºs 5ºs anos do ensino fundamental. Revista Paranaense de Educação Matemática. 2014.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática, vol. 25, núm. 41, dez., 2011, pp. 73-98.

POZO, J. I., ECHEVERRÍA, M. P. A solução de problemas: Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Art Med,1998.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro, RJ. Editora Interciência. 1975. p; 24-25.