Experiências e saberes docentes nas tessituras de uma oficina pedagógica tematizando a probabilidade e a estatística
DOI:
https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.15851Palavras-chave:
Oficinas pedagógicas. Probabilidade e Estatística. Formação continuada. Saberes docentes.Resumo
Este relato de experiência compartilha e discute práticas dinamizadoras e reflexivas vivenciadas na oficina “A literatura infantil e a resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem da probabilidade e da estatística”, no contexto do projeto de formação intitulado “O ensino e a aprendizagem da matemática na formação continuada de professores dos anos iniciais”. Busca-se apresentar e discutir experiências formativas e saberes docentes nas tessituras dessa oficina pedagógica, realizada no segundo semestre de 2019, com a participação de professores(as) que ensinam matemática na educação básica, no município de Ponte Nova, Minas Gerais. Por meio de rodas de conversa dialógicas, da dinâmica “Tempestade de ideias” e da produção de relatos de experiências, os(as) participantes da formação continuada tiveram oportunidade de vivenciar teoricamente e na prática conceitos e conteúdos de Probabilidade e de Estatística no componente curricular Matemática, os quais lhes proporcionaram experiências formativas e aprendizagens matemáticas. Destarte, as oficinas pedagógicas, como estratégias teórico-metodológicas dinâmicas, lúdicas e problematizadoras precisam ser inseridas na formação e na prática docente, na perspectiva de um trabalho colaborativo e dialógico. As práticas dinamizadoras e reflexivas, criadas e vivenciadas no contexto do grupo de trabalho colaborativo, contribuíram para (re)inventar, criativamente, os processos de ensino-aprendizagem da matemática na educação básica, mediante relatos de professores(as) participantes dos encontros formativos.
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