Experiências e saberes docentes nas tessituras de uma oficina pedagógica tematizando a probabilidade e a estatística
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este relato de experiência compartilha e discute práticas dinamizadoras e reflexivas vivenciadas na oficina “A literatura infantil e a resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem da probabilidade e da estatística”, no contexto do projeto de formação intitulado “O ensino e a aprendizagem da matemática na formação continuada de professores dos anos iniciais”. Busca-se apresentar e discutir experiências formativas e saberes docentes nas tessituras dessa oficina pedagógica, realizada no segundo semestre de 2019, com a participação de professores(as) que ensinam matemática na educação básica, no município de Ponte Nova, Minas Gerais. Por meio de rodas de conversa dialógicas, da dinâmica “Tempestade de ideias” e da produção de relatos de experiências, os(as) participantes da formação continuada tiveram oportunidade de vivenciar teoricamente e na prática conceitos e conteúdos de Probabilidade e de Estatística no componente curricular Matemática, os quais lhes proporcionaram experiências formativas e aprendizagens matemáticas. Destarte, as oficinas pedagógicas, como estratégias teórico-metodológicas dinâmicas, lúdicas e problematizadoras precisam ser inseridas na formação e na prática docente, na perspectiva de um trabalho colaborativo e dialógico. As práticas dinamizadoras e reflexivas, criadas e vivenciadas no contexto do grupo de trabalho colaborativo, contribuíram para (re)inventar, criativamente, os processos de ensino-aprendizagem da matemática na educação básica, mediante relatos de professores(as) participantes dos encontros formativos.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; POSSAMAI, Janaína Poffo. Proposição de Problemas: possibilidades e relações com o trabalho através da Resolução de Problemas. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista (BA), v.7, n.18, maio/ago. 2022. ISSN 2526-2882. DOI 10.23864/cpp.v7i18.817. Disponível em: https://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/817. Acesso em: 18 out.2022.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2018.
CAI, Jinfa; LESTER, Frank. Por que o ensino com resolução de problemas é importante para a aprendizagem do aluno? Tradução de Antonio Sergio Abrahão Monteiro Bastos e Norma Suely Gomes Allevato. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 60, p. 147-162, jan./jun. 2012. e-ISSN 2176-2988. DOI 10.4322/gepem.2014.008. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/82/278. Acesso em: 27 set. 2019.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história na pesquisa qualitativa. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores (GPNEP) ILEEL/UFU. 2. ed. rev. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CAZORLA, Irene; MAGINA, Sandra; GITIRANA, Verônica; GUIMARÃES, Gilda. Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental [livro eletrônico]. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), 2017.
FIORENTINI, Dario. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola (org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. 2. ed. ampl. e rev. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 49-78.
FONSECA, Ana Cristina; MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. Trabalhando com gráfico na educação infantil: momentos em que brincar é coisa séria. In: SEMINÁRIO DE ESCRITAS E LEITURAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2013. Anais [...]. São Paulo, 2013. p. 1-10.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Revisão técnica e tradução do texto de Antonio Faundez: Heitor Ferreira da Costa. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Prefácio de Jacques Chonchol. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 4. ed. São Paulo: Olho d’Água, 2001.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 12. ed. São Paulo: Olho d’Água, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 77. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 52. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; MAGALHÃES, Tânia Guedes. O desenvolvimento profissional docente pelas experiências de escrita do gênero relato. In: VENANCIO, Maria Olinda; ALCÂNTARA, Queila Adriana de (org.). Escrita de docentes em formação: compartilhando saberes em relatos de experiência. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 15-41.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília, DF: Líber Livro Editora, 2008.
LOPES, Celi Espasandin. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cadernos Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 57-73, jan./abr. 2008. DOI 10.1590/S0101-32622008000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/gwfKW9py5dMccvmbqyPP8bk/?lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2019.
MELO, Gilberto Francisco Alves de. Saberes docentes de professores de matemática em um contexto de inovação curricular. In: FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes (org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: investigando e teorizando a partir da prática. São Paulo: Musa; Campinas, SP: GEPFPM-PRAPEM-FE/UNICAMP, 2005. p. 33-48.
MENGALI, Brenda Leme da Silva; NACARATO, Adair Mendes. A problematização e comunicação de ideias nas aulas de matemática dos anos iniciais. Revista Eletrônica de Educação, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 205-221, 2016. ISSN 1982-7199. DOI 10.14244/198271991390. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1390. Acesso em: 18 set. 2019.
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n.166, p.1106-1133, out./dez. 2017. ISSN 1980-5314. DOI 10.1590/198053144843. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 3 jun. 2019.
OLIVEIRA, Sandra Alves de; MAGALHÃES, Pamella Leite de; SILVA, Jane Maria Braga; CARNEIRO, Reginaldo Fernando. Oficinas pedagógicas entrelaçadas às unidades temáticas de matemática e às vivências na formação e prática docente. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 16, p. 1-21, jan./dez. 2021. ISSN 1981-1322. DOI 10.5007/1981-1322.2021.e82585. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/82585. Acesso em: 26 out. 2021.
OLIVEIRA, Sandra Alves de; REZENDE, Dayselane Pimenta Lopes; GARCIA-REIS, Andreia Rezende; CARNEIRO, Reginaldo Fernando. Vivências de professoras dos anos iniciais no trabalho com a resolução de problemas em uma formação continuada. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1-27, 2021. e-ISSN 2526-6136. DOI 10.46551/emd.e202102. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2814. Acesso em: 5 jan. 2021.
OLIVEIRA, Sandra Alves de; PRADO, Jany Rodrigues; REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira. A dinamização de vivências lúdicas nas aulas de pesquisa e estágio em educação infantil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, e023041, p. 1-16, 2023. ISSN 2446-9424. DOI 10.20396/riesup.v9i00.8663785. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663785. Acesso em: 30 set. 2022.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em resolução de problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011. ISSN 1980-4415. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5739. Acesso em: 26 set. 2019.
SOUZA, Antonio Carlos de. A educação estatística na infância. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2007.
SOUZA, Antonio Carlos de; LOPES, Celi Espasandin. Combinando roupas e vestindo bonecos: ideias de combinatória no desenvolvimento profissional de uma educadora da infância. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 6, n. 1, p. 148-159, maio 2012. ISSN 1982-7199. DOI 10.14244/19827199404. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/404. Acesso em: 3 set. 2019.
SOUZA, Antonio Carlos de; LOPES, Celi Espasandin. Os processos de formação de um educador matemático da infância. In: CARVALHO, Mercedes; BAIRRAL, Marcelo Almeida (org.). Matemática e educação infantil: investigações e possibilidades de práticas pedagógicas. 2. ed. São Paulo: Vozes, 2014. p. 101-120.
STEHLING, Denise França; CONTI, Keli Cristina. Conhecimento matemático na educação infantil: saberes e práticas de professoras num grupo colaborativo. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, e202005, p. 1-26, jan./dez. 2020. e-ISSN 2675-5246. DOI 10.47207/rbem.v1i0.9175. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/e202005. Acesso em: 26 set. 2022.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
VAN DE WALLE, John Arthur. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VILAS BÔAS, Sandra Gonçalves; CONTI, Keli Cristina. Base Nacional Comum Curricular: um olhar para estatística e probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 25, n. Especial, p. 984-1003, 2018. ISSN 1983-1730. DOI 10.14393ER-v25n3e2018-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46453/24950. Acesso em: 2 set. 2019.