Experiências e saberes docentes nas tessituras de uma oficina pedagógica tematizando a probabilidade e a estatística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.15851

Palavras-chave:

Oficinas pedagógicas. Probabilidade e Estatística. Formação continuada. Saberes docentes.

Resumo

Este relato de experiência compartilha e discute práticas dinamizadoras e reflexivas vivenciadas na oficina “A literatura infantil e a resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem da probabilidade e da estatística”, no contexto do projeto de formação intitulado “O ensino e a aprendizagem da matemática na formação continuada de professores dos anos iniciais”. Busca-se apresentar e discutir experiências formativas e saberes docentes nas tessituras dessa oficina pedagógica, realizada no segundo semestre de 2019, com a participação de professores(as) que ensinam matemática na educação básica, no município de Ponte Nova, Minas Gerais. Por meio de rodas de conversa dialógicas, da dinâmica “Tempestade de ideias” e da produção de relatos de experiências, os(as) participantes da formação continuada tiveram oportunidade de vivenciar teoricamente e na prática conceitos e conteúdos de Probabilidade e de Estatística no componente curricular Matemática, os quais lhes proporcionaram experiências formativas e aprendizagens matemáticas. Destarte, as oficinas pedagógicas, como estratégias teórico-metodológicas dinâmicas, lúdicas e problematizadoras precisam ser inseridas na formação e na prática docente, na perspectiva de um trabalho colaborativo e dialógico. As práticas dinamizadoras e reflexivas, criadas e vivenciadas no contexto do grupo de trabalho colaborativo, contribuíram para (re)inventar, criativamente, os processos de ensino-aprendizagem da matemática na educação básica, mediante relatos de professores(as) participantes dos encontros formativos.

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Biografia do Autor

Sandra Alves Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XII)

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, Campus XII/Departamento de Educação de Guanambi (1999). Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2023). Especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2001). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). Atualmente é professora assistente da UNEB/Campus XII e professora de Matemática do Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira (Candiba-BA). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisas: Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE), UNEB/Campus XII; Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM) da Universidade Federal de São Carlos; Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GREPEM) da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Maria Cristina de Miranda Martins , Escola Municipal Doutor José Mariano (Ponte Nova/MG)

Professora da Escola Municipal Doutor José Mariano, Ponte Nova, MG. Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba/MG (UNIUBE).

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brasil.

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Publicado

14-04-2023

Como Citar

Alves Oliveira, S., Martins , M. C. de M. ., & Carneiro, R. F. . (2023). Experiências e saberes docentes nas tessituras de uma oficina pedagógica tematizando a probabilidade e a estatística. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202307. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.15851

Edição

Seção

Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo