Análise livro didático de matemática: um estudo das Tecnologias Digitais de Informações e Comunicações utilizadas e da atenção seletiva na aprendizagem da função seno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.15779

Palavras-chave:

Livro Didático. Função Seno. Atenção Seletiva. Tecnologias Digitais.

Resumo

Esse trabalho teve por objetivo analisar a presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação presentes no livro didático e a atenção seletiva na aprendizagem da função seno. Assim, o livro didático é um dos recursos mais utilizados para ensino-aprendizagem. No atual momento da sociedade, com as diversas mudanças e com o surgimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) vem ganhando mais espaço nesse material. Então, essas mudanças provocam no âmbito escolar adequação e assim, pode fazer com que o ensino de matemática tende a se modificar. Percebe-se, atualmente, que conceitos da neurociência cognitiva estão mais presentes na educação trazendo contribuições diversas para o ensino e a aprendizagem. O presente artigo apresenta resultados de uma análise realizada em um livro didático do PNLD 2021 da coleção Ser Protagonista, do Novo Ensino Médio, na área de conhecimento matemática e suas tecnologias, em uma escola da rede estadual da Bahia na 2ª serie entre os anos 2021-2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e cunho bibliográfico que emergiu a partir da análise das unidades e capítulos do livro, destacando a atenção seletiva como fator importante para aprendizagem a partir das tecnologias. Os resultados da análise mostram que a TDIC’s encontrada foi o Winplot e que a sua aplicação no ensino contexto matemático pode desenvolver atenção seletiva e a aprendizagem da função seno. Portanto, no atual contexto impulsionado pelas mudanças na sociedade, é imprescritível que a Educação Matemática esteja em sintonia com a Neurociência Cognitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erinaldo Ferreira Nascimento, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor da Secretaria Estadual de Educação da Bahia (SEC-BA). Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA-UFS).

Robson Aldrin Lima Mattos , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Universidade do Estado da Bahia (UNEB).  Professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)

Laerte Silva da Fonseca , Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Instituto Federal de Sergipe (IFS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pós-Doutorado.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Informática e Formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

CASTELLS, Manuel. A questão urbana. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

COLL, César.; MONEREO, Charles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinas com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

COSENZA, Ramon Moreira; GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociência e educação - Como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FONSECA, Laertes Silva. Um estudo sobre o Ensino de Funções Trigonométricas no Ensino Médio e no Ensino Superior no Brasil e França. 2015, 1v. 495p. Tese de Doutorado. Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo (SP).

GAZZANIGA, Michael; IVRY, Richard; MANGUN,George. (2006). Neurociência Cognitiva: a biologia da mente. Porto Alegre: Artmed.

HOWLAND, Jane; JONASSEN, David; MARRA, Rose. (2011). Meaningful Learning with Technology. 4. ed. Boston: Pearson. 292 p.

LÉVY, Pierre. Cibercultura, Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

LIMA, Ricardo Franco de. Compreendendo os mecanismos atencionais. Ciência e Cognição, 6, 113- 122, 2005.

LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MOREIRA, Kênia Hilda. Um mapeamento das pesquisas sobre o livro didático de história na região Sudeste: 1980 a 2000. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Letras. UNESP‐Araraquara. São Paulo, 2006.

MYERS, David. Psicologia. 9ª ed. São Paulo: LTC, 2012.

OLIVEIRA, Maria, Marly de. (2010). Como fazer pesquisa qualitativa. Vozes.

POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PRENSKY, Marc. Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, October (2001a). Disponível em: <https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Acesso 27 abril 2022.

RIVERO,Thiago, Santos et al. Videogame: Seu impacto na atenção, percepção e função executivas. Revista Neuropsicologia Latinoamericana, v.1 n. 1, p. 38-52, 2012.

STERNBERG, Robert James. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2008.

STONE, Linda. Beyond Simple Multi-Tasking: continuous Partial Attention. Linda Stone, 2009. Disponível em: https://lindastone.net/2009/11/30/beyond-simple-multi-tasking-continuous-partial-attention/. Acesso em: 19 dez. 2022.

TORNAGHI, Alberto José da Costa.Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. 2. ed. – Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2010.

TOZONI-REIS, Marilia Freitas de Campo. Metodologia da pesquisa. 2.ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009. 136 p.

Publicado

10-02-2023

Como Citar

Nascimento, E. F., Mattos , R. A. L. ., & Fonseca , L. S. da . (2023). Análise livro didático de matemática: um estudo das Tecnologias Digitais de Informações e Comunicações utilizadas e da atenção seletiva na aprendizagem da função seno. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202303. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.15779