Análise livro didático de matemática: um estudo das Tecnologias Digitais de Informações e Comunicações utilizadas e da atenção seletiva na aprendizagem da função seno

Conteúdo do artigo principal

Erinaldo Ferreira Nascimento
Robson Aldrin Lima Mattos
Laerte Silva da Fonseca

Resumo

Esse trabalho teve por objetivo analisar a presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação presentes no livro didático e a atenção seletiva na aprendizagem da função seno. Assim, o livro didático é um dos recursos mais utilizados para ensino-aprendizagem. No atual momento da sociedade, com as diversas mudanças e com o surgimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) vem ganhando mais espaço nesse material. Então, essas mudanças provocam no âmbito escolar adequação e assim, pode fazer com que o ensino de matemática tende a se modificar. Percebe-se, atualmente, que conceitos da neurociência cognitiva estão mais presentes na educação trazendo contribuições diversas para o ensino e a aprendizagem. O presente artigo apresenta resultados de uma análise realizada em um livro didático do PNLD 2021 da coleção Ser Protagonista, do Novo Ensino Médio, na área de conhecimento matemática e suas tecnologias, em uma escola da rede estadual da Bahia na 2ª serie entre os anos 2021-2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e cunho bibliográfico que emergiu a partir da análise das unidades e capítulos do livro, destacando a atenção seletiva como fator importante para aprendizagem a partir das tecnologias. Os resultados da análise mostram que a TDIC’s encontrada foi o Winplot e que a sua aplicação no ensino contexto matemático pode desenvolver atenção seletiva e a aprendizagem da função seno. Portanto, no atual contexto impulsionado pelas mudanças na sociedade, é imprescritível que a Educação Matemática esteja em sintonia com a Neurociência Cognitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nascimento, E. F., Mattos , R. A. L. ., & Fonseca , L. S. da . (2023). Análise livro didático de matemática: um estudo das Tecnologias Digitais de Informações e Comunicações utilizadas e da atenção seletiva na aprendizagem da função seno. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202303. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.15779
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Erinaldo Ferreira Nascimento, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor da Secretaria Estadual de Educação da Bahia (SEC-BA). Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA-UFS).

Robson Aldrin Lima Mattos , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Universidade do Estado da Bahia (UNEB).  Professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)

Laerte Silva da Fonseca , Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Instituto Federal de Sergipe (IFS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pós-Doutorado.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Informática e Formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

CASTELLS, Manuel. A questão urbana. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

COLL, César.; MONEREO, Charles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinas com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

COSENZA, Ramon Moreira; GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociência e educação - Como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FONSECA, Laertes Silva. Um estudo sobre o Ensino de Funções Trigonométricas no Ensino Médio e no Ensino Superior no Brasil e França. 2015, 1v. 495p. Tese de Doutorado. Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo (SP).

GAZZANIGA, Michael; IVRY, Richard; MANGUN,George. (2006). Neurociência Cognitiva: a biologia da mente. Porto Alegre: Artmed.

HOWLAND, Jane; JONASSEN, David; MARRA, Rose. (2011). Meaningful Learning with Technology. 4. ed. Boston: Pearson. 292 p.

LÉVY, Pierre. Cibercultura, Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

LIMA, Ricardo Franco de. Compreendendo os mecanismos atencionais. Ciência e Cognição, 6, 113- 122, 2005.

LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MOREIRA, Kênia Hilda. Um mapeamento das pesquisas sobre o livro didático de história na região Sudeste: 1980 a 2000. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Letras. UNESP‐Araraquara. São Paulo, 2006.

MYERS, David. Psicologia. 9ª ed. São Paulo: LTC, 2012.

OLIVEIRA, Maria, Marly de. (2010). Como fazer pesquisa qualitativa. Vozes.

POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PRENSKY, Marc. Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, October (2001a). Disponível em: <https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Acesso 27 abril 2022.

RIVERO,Thiago, Santos et al. Videogame: Seu impacto na atenção, percepção e função executivas. Revista Neuropsicologia Latinoamericana, v.1 n. 1, p. 38-52, 2012.

STERNBERG, Robert James. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2008.

STONE, Linda. Beyond Simple Multi-Tasking: continuous Partial Attention. Linda Stone, 2009. Disponível em: https://lindastone.net/2009/11/30/beyond-simple-multi-tasking-continuous-partial-attention/. Acesso em: 19 dez. 2022.

TORNAGHI, Alberto José da Costa.Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. 2. ed. – Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2010.

TOZONI-REIS, Marilia Freitas de Campo. Metodologia da pesquisa. 2.ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009. 136 p.