Estágio Curricular Supervisionado na Pandemia da Covid-19: (Re) pensando a formação inicial do professor de Matemática

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Susimeire Vivien Rosotti de Andrade
Richael Silva Caetano
Renata Camacho Bezerra

Resumo

A pandemia da Covid-19 ocasionou mudanças em toda a sociedade, inclusive nas instituições de ensino. Este artigo apresenta a (re) organização do Estágio Curricular Supervisionado, da Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) – campus Foz do Iguaçu, frente a esta realidade. A questão que norteia nossas reflexões é: Como o Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática, na UNIOESTE, se desenvolveu frente à pandemia da Covid-19? Para tanto, se apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa cujos procedimentos advêm da investigação bibliográfica e documental na qual analisa: a) Projeto Pedagógico do Curso (PPC); b) Regulamento de estágio; c) Planos de Ensino das disciplinas de Estágio I e II do ano letivo de 2020; d) Relatórios Finais dos alunos que realizaram o estágio no referido ano; e) Atas da reunião de Colegiado do Curso de Matemática do ano de 2020. A partir da análise dos dados, evidencia mudanças nas seguintes atividades que compõem o estágio curricular obrigatório: observação e/ou participação, regência e projeto, bem como na estrutura das aulas (síncronas/assíncronas) desenvolvidas, pois foram utilizadas plataformas de aprendizagem para a ocorrência das interações. Outras constatações referem-se às alterações dos trâmites legais que regulamentaram a realização dos estágios e que desencadearam mudanças na escolha das instituições de ensino para a realização do estágio, uma vez que os acadêmicos não puderam escolher a instituição como ocorria no ensino presencial. Enfim, para o desenvolvimento do estágio na conjectura pandêmica houve uma (re) organização em todas as atividades supracitadas.

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Como Citar
Rosotti de Andrade, S. V. ., Silva Caetano, R., & Camacho Bezerra, R. (2021). Estágio Curricular Supervisionado na Pandemia da Covid-19: (Re) pensando a formação inicial do professor de Matemática. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202122. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12397
Seção
Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática
Biografia do Autor

Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

icenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2001), Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2012) e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS (2020). Foi professora da Rede Estadual de Ensino, vinculada ao Núcleo regional de Educação de Foz do Iguaçu/PR, e da Rede Municipal de Ensino. Atualmente é Professora da Área de Educação Matemática, do Centro de Engenharias e Ciências Exatas-Campus Foz do Iguaçu da UNIOESTE, do curso de Licenciatura em Matemática no qual, é membro do colegiado e coordenadora do Estágio Supervisionado obrigatório do curso. Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn) da UNIOESTE. Atua em ações de extensão voltadas a formação de professores de matemática sendo coordenadora do Programa de extensão integrando os alunos do curso em Licenciatura em Matemática à comunidade e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Trabalho Docente (GEPEMTD). Tem experiência na área de Educação, com destaque em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento, Trabalho docente, Formação de professores de matemática e Políticas educacionais. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática-SBEM e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação-ANPED

Richael Silva Caetano, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Doutor em Educação Para A Ciência pela UNESP-Bauru (2019), na área de Educação Matemática, cuja pesquisa investigou as possibilidades e os limites de um Grupo de Estudo - embasado na Epistemologia Genética e em estudos sobre a Formação de Professores - à Formação Inicial do professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mestre em Educação Para A Ciência pela UNESP-Bauru (2009) cujo objeto de estudo visou investigar a relação entre o discurso e a prática docente dos professores de 1.ª a 4.ª série do Ensino Fundamental concernentes à apropriação e difusão do construtivismo piagetiano no ensino de Matemática. Licenciado em Matemática pela UNESP-Bauru (2006), Ensino-Técnico na Modalidade Nível Médio - em Magistério pelo CEFAM - Bauru (2003). Atuou (nos anos de 2004 e 2005) no CEFAM-Bauru ministrando curso referente aos seguintes tópicos: Didática da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, Ensino-Aprendizagem. Em 2006, sob a orientação do Prof. Dr. Nelson Antonio Pirola, desenvolveu pesquisa de iniciação científica cujas áreas de maior interesse foram: Psicologia da Educação Matemática, Teorias Educacionais, Ensino-Aprendizagem da Matemática, Formação de Professores. Concluiu em 2006 o Curso LETRA E Vida - Aperfeiçoamento em Alfabetização da SEE-SP/CENP. Atuou de fevereiro de 2006 a março de 2011 como Professor Efetivo de Educação Básica I (PEB I) na E.E. Profª. Marta Aparecida Hjertquist Barbosa pertencente à Diretoria de Ensino da Região de Bauru. Com relação à Matemática possui experiência com os seguintes tópicos: Fundamentos da Matemática Elementar, Geometria Bi e Tri-dimensional, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Descritiva. Atuou, durante o 1 semestre letivo dos anos de 2010 e 2012 e no 2 semestre letivo do ano de 2011, como Professor Bolsista pelo Departamento de Educação - FC/UNESP-Bauru, ministrando disciplinas pedagógicas aos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e de Metodologia Científica ao curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Atuou, durante o 1 semestre letivo do ano de 2011, como Professor Substituto pelo Departamento de Educação - FC/UNESP-Bauru, ministrando disciplinas pedagógicas aos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática. Atuou (compreendendo o período de fevereiro de 2013 a março de 2014) como Orientador Educacional de Matemática na empresa MSTECH Educação e Tecnologia, Bauru, no qual desenvolveu conteúdos de Matemática a serem abordados no Ensino Fundamental e Médio, bem como ministrou Formação Continuada a professores da rede municipal de São Paulo. Coordenador e autor do Currículo Comum - área disciplinar Matemática - a ser implantado na Rede Municipal de Ensino de Bauru (SP) abrangendo o Ensino Fundamental (1 ao 9 ano).

Renata Camacho Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) Campus de Presidente Prudente/SP, mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) Campus de Rio Claro/SP e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017) Campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu/PR e leciona nos cursos de Licenciatura em Matemática e na pós graduação Stricto Sensu em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Nível de Mestrado Profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: lesson study, formação de professores, tendências em educação matemática, metodologias de ensino, metodologia de pesquisa, tecnologias no ensino, didática, estágio e prática de ensino.

Referências

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