Estágio Supervisionado na formação de professores de Matemática, na modalidade a distância: reflexos da pandemia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste texto apresentamos os resultados de um estudo realizado por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, cujo objetivo foi analisar as mudanças que ocorreram na componente curricular de Estágio Supervisionado, no curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade à distância, da Universidade Federal de Uberlândia, no contexto de pandemia do COVID 19. Nos baseamos na conceituação de modelos pedagógicos conhecido por Arquitetura Pedagógica para analisar os dados gerados no estudo, sendo organizado por quatro aspectos: organizacionais, instrucionais ou de conteúdo, metodológicos e os tecnológicos. Destacamos como resultados os seguintes pontos: (i) fortalecimento na relação professor formador/professor supervisor /estagiário; (ii) mudança de postura do professor supervisor; (iii) o aluno-estagiário sendo o centro das interações; (iv) maior difusão da tecnologia. Esses pontos nos ajudam a reafirmar, que o estágio curricular é um espaço onde privilegia o aprendizado da futura profissão docente.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
ALMEIDA, Helber; BORBA, Marcelo de Carvalho. As pesquisas sobre a licenciatura em Matemática na Universidade Aberta do Brasil. Perspectivas da educação matemática, v. 8, n. 16, 2015.
BEHAR, Patrícia Alejandra. (org.). Modelos pedagógicos para a educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BEHAR, Patrícia Alejandra; BERNARDI, Maira; SILVA, Ketia Kellen Araújo. Arquiteturas Pedagógicas para a Educação a Distância: a construção e validação de um objeto de aprendizagem. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, n. 1, 2009.
BEHAR, Patrícia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Jornal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 6 jul. 2020. Disponível em: < https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/ >. Acesso em: 21 jul. 2021
BRASIL. Decreto n° 9.057/2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2017a. Disponível em: < https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20238603/do1-2017-05-26-decreto-n-9-057-de-25-de-maio-de-2017-20238503 >. Acesso em: 21 jul. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017b. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf >. Acesso em: 21 jul. 2021.
BRASIL. Lei 10.172/200. Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2001.
BRASIL. Plano Nacional de Educação (2014-2024). Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2014.
BRASIL, Decreto Legislativo nº6 de 2020. Reconhece para os fins do art.65 da lei complementar nº101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2020. Disponível em: <https://legis.senado.leg.br/norma/31993957/publicacao/31994188 >. Acesso em: 24 jul. 2021.
CANTONI, Jaqueline; ROCHEMBACH, Eduarda Souza; CHIAPIONOTO, Mayara; LAUXEN, Ademar Antonio. Estágio Curricular Supervisionado: perspectivas e desafios de constituir-se educador em tempos de pandemia. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 4, n. 3, p. 369-385, 2021.
GOLDENBERG, Miriam. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 10 ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.
LITTO, Fredric. Aprendizagem a distância. São Paulo: Imprensa Oficial de São Paulo, 2010.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986
MINAS GERAIS. Documento orientador regime especial de atividades não presenciais versão 2, julho 2020. Disponível em: < https://www2.educacao.mg.gov.br/images/stories/2020/INSPECAO_ESCOLAR/DOCUMENTO_ORIENTADOR_REGIME_ESPECIAL_DE_ATIVIDADES_N%C3%83O_PRESENCIAIS_Vers%C3%A3o_2.pdf >. Acesso em: 20 jul. 2021.
MINAS GERAIS. Planos de Estudos Tutorados, 2021. Disponível em: <https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/pets/ens-fund-anos-iniciais-2021>. Acesso em: 21 jul. 2021
MINAS GERAIS. Resolução SEE nº 4.310 de 17 de abril de 2020 e as recomendações das autoridades responsáveis pelas medidas de afastamento social por causa da pandemia COVID-19. Disponível em: < https://www2.educacao.mg.gov.br/images/stories/2020/INSPE CAO_ESCOLAR/BoletimJunho/Documento_Orientador__REANP.pdf > . Acesso em: 23 jul. 2021.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Principais mensagens e ações para prevenção e controle do COVID-19 nas escolas, 2020. Disponível em: < https://www.who.int/publications/m/item/key-messages-and-actions-for-covid-19-prevention-and-control-in-schools >. Acesso em: 21 jul. 2021.
PENTEADO, Miriam Godoy; SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas: Papirus, p. 41-50, 2008.
SOUZA, Ivanete dos Santos de; FERREIRA, Rodrigo dos Santos. Algumas reflexões sobre a formação inicial do professor de matemática: vivências do estágio supervisionado. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 127-141, 2018.
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo Souza. FERREIRA, Lúcia Gracia. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 85, 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU). Faculdade de Matemática. Projeto Político Pedagógico (PPC). Licenciatura em Matemática à Distância PARFOR. Uberlândia, MG, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA(UFU). Resolução nº 8/2020. Disponível em: < http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONGRAD-2020-8.pdf >. Acesso em: 21 jul. 2021.
ZABEL, Marília.; ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite. Um retrato da formação online do professor de Matemática. In: BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L. (Orgs.). As Licenciaturas em Matemática da Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma visão a partir da utilização das Tecnologias Digitais. São Paulo: Editora Livraria de Física, 2015. p.29-47