Estágio Supervisionado na formação de professores de Matemática, na modalidade a distância: reflexos da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12367

Palavras-chave:

Ensino Remoto. Arquitetura Pedagógica. Educação a Distância. Formação de professores de Matemática.

Resumo

Neste texto apresentamos os resultados de um estudo realizado por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, cujo objetivo foi analisar as mudanças que ocorreram na componente curricular de Estágio Supervisionado, no curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade à distância, da Universidade Federal de Uberlândia, no contexto de pandemia do COVID 19. Nos baseamos na conceituação de modelos pedagógicos conhecido por Arquitetura Pedagógica para analisar os dados gerados no estudo, sendo organizado por quatro aspectos: organizacionais, instrucionais ou de conteúdo, metodológicos e os tecnológicos. Destacamos como resultados os seguintes pontos: (i) fortalecimento na relação professor formador/professor supervisor /estagiário; (ii) mudança de postura do professor supervisor; (iii) o aluno-estagiário sendo o centro das interações; (iv) maior difusão da tecnologia. Esses pontos nos ajudam a reafirmar, que o estágio curricular é um espaço onde privilegia o aprendizado da futura profissão docente.

 

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Publicado

07-12-2021

Como Citar

Araújo, H. M. C., Marin, D., & Souza Junior, A. J. de . (2021). Estágio Supervisionado na formação de professores de Matemática, na modalidade a distância: reflexos da pandemia . Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202132. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12367

Edição

Seção

Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática