Estágio Supervisionado contribuindo com o processo formativo de uma mestranda em estágio de docência na pandemia
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Resumo
O presente estudo é um relato de experiência sobre a realização do Estágio de Docência/CAPES durante um Curso de Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Foi realizado em 2021 em uma turma de 5º semestre do curso de licenciatura em Matemática. O objetivo do relato é expor reflexões ao realizar um Estágio de Docência em uma disciplina de Estágio Supervisionado, em tempos de pandemia. De modo mais específico: caracterizar o Estágio de Docência (ED) presencial e virtual; contrastar o Estágio Supervisionado (ES) realizado de forma presencial com o ES realizado de forma remota e registrar as contribuições do ES no processo formativo da mestranda enquanto realizou o ED, no modo virtual. A participação da mestranda, durante o estágio, se deu por meio da atuação em aulas síncronas, leituras e discussões de textos, atividades propostas pela professora e segunda autora desse relato; observação das aulas ministradas pelos alunos do ES e na oportunidade da regência. A coleta dos dados foi feita por meio das notas analíticas e produção de relatório pela mestranda. Como resultado o estágio de docência constituiu-se como uma experiência de grande relevância, pois oportunizou conhecer estratégias de ensino, compartilhamento de conhecimentos sobre planejamento, avaliação, resolução de problemas e a reflexão sobre a prática docente. Realizar o ED constituiu-se como fundamental tanto para formação acadêmica quanto para formação profissional da primeira autora.
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