Aprendendo a ensinar Matemática no Ensino Remoto

Conteúdo do artigo principal

Isabela Santos
Jordana Silva
Wellington Cedro

Resumo

Este é um relato de experiência que apresenta as reflexões acerca do Estágio Supervisionado desenvolvido por estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG). O estágio foi desenvolvido  na modalidade de Ensino Remoto Emergencial no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado à Educação da UFG. A narrativa aqui apresentada aborda o contexto da escola, a organização das aulas, o planejamento das atividades e as nossas reflexões sobre o papel como docentes em processo de aprendizagem. Assim, o texto apresenta as nossas impressões, os fatores mais importantes e as contribuições mais relevantes para a nossa formação. Com base nas  experiências aqui apresentadas espera-se que as nossas reflexões sobre a prática docente possam contribuir para a discussão em torno do ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, I., Silva, J., & Cedro, W. (2021). Aprendendo a ensinar Matemática no Ensino Remoto . Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202119. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12157
Seção
Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática

Referências

BRANCHER, V. R.; CHENET, N; OLIVEIRA, V. F. O lúdico na aprendizagem. Revista Educação Especial (UFSM), n. 27, p. 1-4, 2006.

CORRÊA, D. M. et al. Cartilha do docente para atividades pedagógicas não presenciais. Florianópolis: SEAD/UFSC, 2020. Disponível em: <https://sead.paginas.ufsc.br/files/2020/04/Cartilha-do-Docente-APNP-UFSC.pdf>

CUNHA, M. I. da. Conte-me agora! as narrativas como alternativas pedagógicas na e no ensino. Revista da Faculdade de Educação. v. 23, n. 1-2, São Paulo. Jan./Dec. p. 185-195. 1997.

FERREIRA, L. A. et al. Ensino de matemática e covid-19: práticas docentes durante o ensino remoto. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 11, n. 2, p. 1-15, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MARTINS, J. do P. Princípios e métodos da orientação educacional. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1984.

MENEZES, A. da S.; FERRO, D. B.; ROCHA, J. S.; SILVA, J. E. Teacher training in teaching Mathematics in times of social isolation in hybrid teaching: a systematic review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 5, p. e43810515162, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i5.15162. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15162. Acesso em: 9 set. 2021.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, [S. l.], v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63438. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 9 set. 2021.

SANTOS, J. E. B. dos; ROSA, M. C.; SOUZA, D. da S. O ensino de matemática em tempos de pandemia e suas implicações. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 758–777, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p758-777. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11040. Acesso em: 9 set. 2021.

SANTOS, J. E. B. dos; ROSA, M. C.; SOUZA, D. da S. O Ensino de Matemática Online: Um Cenário de Reformulação e Superação. Interacções, n. 55, p. 165-185, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/20894. Acesso em: 9 set. 2021.

SCHNEIDER, E. I.; DE MEDEIROS, L. F.; URBANETZ, S. T. O Aprender e o Ensinar em EAD por meio de Rotas de Aprendizagem. In 15º Congresso Internacional da ABED de Educação a Distância, 2009, Anais do 15º CIAED, Fortaleza. 2009.

SELVA, K. R.; CAMARGO, M. O jogo matemático como recurso para a construção do conhecimento. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2009, Ijuí. Anais... Ijuí: Unijui, 2009, 13 p. Disponível em: <http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_4.pdf . Acesso em: 29 abr. 2021.

SILVA, A. M. P. Ciberantropologia. O estudo das comunidades virtuais. In: Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação da Universidade Aberta de Lisboa. Lisboa: s. d. 2004. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/silva-adelina-ciberantropologia.pdf> Acesso em: 20 jan. 2021.

SILVA, J. A. P. da. O uso de dinâmicas de grupo em sala de aula. Um instrumento de aprendizagem experiencial esquecido ou ainda incompreendido? Saber Científico, v.1, n.2, p.82-99, 2008.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.