Conhecimentos e aprendizagens produzidas e mobilizadas por futuros professores em uma disciplina de Estágio - Possibilidades no Contexto Pandêmico

Autores

  • Priscila Bernardo Martins Universidade Cidade de São Paulo
  • Julia de Cassia Pereira Nascimento Núcleo Educacional Interação
  • Jane Garcia de Carvalho Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12132

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, Aprendizagens, Futuros Professores

Resumo

Nesse artigo buscamos evidenciar e discutir como a proposta do Plano de Atividades Emergenciais implementada em uma disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, ofertada no curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância de uma instituição de Ensino Superior privada na cidade de São Paulo, pode contribuir para a produção e mobilização dos conhecimentos das aprendizagens dos futuros professores. Para isso, o estudo foi norteado por uma abordagem de cunho qualitativo. Dentre os procedimentos adotados foram analisadas as narrativas dos futuros professores descritas nos relatórios de estágio (parte integrante da finalização do estágio), como uma maneira de refletir e relatar uma experiência, buscando o que essas narrativas revelam sobre o estágio a partir de atividades propostas. Dentre os resultados podemos destacar que, com as atividades emergenciais para realização de estágio, ficou claro que as Instituições de ensino devem promover formações que incorporem o desenvolvimento das competências, nos futuros professores, por meio de reflexão de uma possível prática profissional. Ou seja, os professores precisam ser submetidos a situações em que vivenciem as competências gerais e específicas de um documento norteador que visa alinhar documentos curriculares brasileiros, levando em conta as aprendizagens que os estudantes devem alcançar.

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Publicado

07-12-2021

Como Citar

Martins, P. B. ., Nascimento, J. de C. P., & Garcia de Carvalho, J. . (2021). Conhecimentos e aprendizagens produzidas e mobilizadas por futuros professores em uma disciplina de Estágio - Possibilidades no Contexto Pandêmico. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202127. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12132

Edição

Seção

Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática