Produções de conhecimento a partir do estágio de forma remota no Ensino Médio em Minas Gerais

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Rejane Siqueira Julio
Daniela Cristina de Lima

Resumo

Os estágios supervisionados são centrais na formação inicial de professores de Matemática, mas pouco pesquisados. O objetivo deste artigo é analisar situações de estágio, que faz parte de uma disciplina do curso de Matemática-Licenciatura, no formato remoto, em uma escola pública de Minas Gerais. Para tanto, foi adotada a postura de professoras pesquisadoras, pelo estudo intencional e metódico, e demarcada uma visão de estágio. Os dados analisados foram as discussões de observações de aulas de Matemática do programa Se Liga na Educação, que compõe o Regime de Estudos não presencial do Estado de Minas Gerais, e a interação, por meio de entrevista semiestruturada, com a professora supervisora de estágio que atua nesta escola, no Ensino Médio. Essas análises foram realizadas com base no Modelo dos Campos Semânticos, que pode contribuir para novas pesquisas com a temática estágio. A partir disso, foi possível apontar que houve diferentes produções de significados para as observações das aulas e da entrevista, reafirmando o estatuto epistemológico do estágio, ainda que realizado de forma remota.

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Como Citar
Siqueira Julio, R., & de Lima, D. C. (2021). Produções de conhecimento a partir do estágio de forma remota no Ensino Médio em Minas Gerais . Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202120. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.11996
Seção
Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática
Biografia do Autor

Rejane Siqueira Julio, Universidade Federal de Alfenas

Graduada em Licenciatura em Matemática pela UFJF, mestre em Educação Matemática pela Unesp, campus de Rio Claro (SP), e doutora em Educação pela Unicamp. Docente do Instituto de Ciências Exatas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Daniela Cristina de Lima, Escola Estadual Judith Viana

Graduada em Matemática-Licenciatura pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Boa Esperança (MG) e
Especialização Lato-Sensu em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), MG. Atualmente professora efetiva na Escola Estadual Dr. Emílio Silveira e Escola Estadual Judith Vianna em Alfenas (MG).

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