Discutindo o Método de Ensino por meio da Resolução de Problemas (MERP)

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Angela Biazutti
Rafael Filipe Vaz
Luciano Roberto Andrade

Resumo

A reprovação e evasão nas disciplinas de Cálculo nos cursos de graduação vem sendo objeto de pesquisa nas últimas décadas. Nas diferentes instituições de Ensino superior (IES) onde foram coletados dados para as pesquisas do grupo Transição do Projeto Fundão-UFRJ, estas disciplinas apresentam taxas de reprovação e evasão elevadas. Nossos resultados, em consonância com aqueles encontrados na literatura, indicam que o cerne da questão está no ensino e na aprendizagem de funções, pré-requisito básico para a aprendizagem de Cálculo. Neste sentido, ao longo dos últimos nove anos, o grupo Transição vem buscando novas opções didáticas que possibilitem de alguma forma contribuir para minimizar as dificuldades da aprendizagem de funções e, assim, reduzir as taxas de reprovação e evasão nas turmas de Cálculo. O Método de Ensino por Meio da Resolução de Problemas (MERP) consiste em uma sugestão didática e metodológica elaborada pelo grupo Transição para o ensino de Matemática, mais especificamente, para o ensino de funções. Este método é sustentado por três pilares teóricos/metodológicos: o ensino por meio da Resolução de Problemas, o estudo das Representações Semióticas e a utilização do GeoGebra como ferramenta de Ensino. Neste artigo problematizaremos a aprendizagem de Cálculo e discutiremos a utilização do MERP.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Biazutti, A., Vaz, R. F., & Andrade, L. R. (2020). Discutindo o Método de Ensino por meio da Resolução de Problemas (MERP). Revista Baiana De Educação Matemática, 1, e202019. https://doi.org/10.47207/rbem.v1i.10316
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Angela Biazutti, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Licenciatura de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Fez estágio de pós-doutoramento na Universidade de Paris XI- Orsay, França (1991-1992). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ocupou o cargo de Coordenadora do Curso de Bacharelado em Matemática de outubro de 2002 até outubro de 2010. Foi também Editora-chefe da Editora IM-UFRJ, responsável por 13 títulos publicados, dirigidos para os cursos de graduação e pós-grauduação do IM-UFRJ. Realizou orientações de alunos de Iniciação Científica Junior (alunos do Ensino Médio), de Iniciação Científica e Monografia de final de curso de Licenciatura em Matemática (alunos de graduação), de Mestrado Latu Sensu (Especialização), de Mestrado em Matemática e em Educação Matemática(PROFMAT) e co-orientação de doutorado em Matemática. Tem experiência na área de pesquisa em Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais. Atualmente participa de atividades na área de Educação Matemática. Atua também na área de extensão, participando de projetos de cunho social-educativo.

Rafael Filipe Vaz, Instituto Federal do Rio de Janeiro/IFRJ- Paracambi

Possui licenciatura plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorando em Ensino de Matemática no PEMAT/UFRJ;Lecionou na Prefeitura do Rio de Janeiro na Educação de Jovens e Adultos (PEJA), na prefeitura de Itaboraí, na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e no Centro Educacional da Lagoa. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro do Campus Paracambi, onde leciona no Ensino Médio Técnico, na Licenciatura em Matemática e na Pós-Graduação em Educação e Diversidade (IFRJ/CPAR);Pesquisa Avaliação da e para a aprendizagem no GPAM (Grupo de Pesquisa em Avaliação da UFRJ) e a Transição do Ensino Médio para ao Superior no Projeto Fundão/UFRJ. Realizou pesquisas no Ensino de Frações, Análise de Erros, Educação Financeira Escolar e Educação Matemática Crítica;Atuou na pesquisa do Ensino de Frações, Análise de Erros, Educação Financeira Escolar e Educação Matemática Crítica.

Luciano Roberto Andrade, Faculdade do SENAI/CETIQT - Rio de Janeiro

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (2003). Graduado em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) - Seropédica (RJ), com habilitação em Matemática e estatística; Atualmente é professor da disciplina de Matemática da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro; Coordenador de projetos de Ensino na Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, Rio de Janeiro, Ensino Fundamental séries finais; Professor titular no Curso de Administração e Farmácia - nas disciplinas de Estatística e Matemática, da Universidade de Nova Iguaçu (Unig); professor multiplicador do Projeto Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do corpo Docente dos Cursos de Engenharia da Faculdade de SENAI/CETIQT. Tem experiência em: ensino de Matemática, com ênfase em Algoritmo, Geometria Analítica, Álgebra Linear e Cálculo I, II, III e IV; experiencia em linguagem de Programação Python; formulação de questões de matemática para avaliação em larga escala; capacitação de professores de Matemática; É autor de artigos na área de Educação Matemática.

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