Discutindo o Método de Ensino por meio da Resolução de Problemas (MERP)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A reprovação e evasão nas disciplinas de Cálculo nos cursos de graduação vem sendo objeto de pesquisa nas últimas décadas. Nas diferentes instituições de Ensino superior (IES) onde foram coletados dados para as pesquisas do grupo Transição do Projeto Fundão-UFRJ, estas disciplinas apresentam taxas de reprovação e evasão elevadas. Nossos resultados, em consonância com aqueles encontrados na literatura, indicam que o cerne da questão está no ensino e na aprendizagem de funções, pré-requisito básico para a aprendizagem de Cálculo. Neste sentido, ao longo dos últimos nove anos, o grupo Transição vem buscando novas opções didáticas que possibilitem de alguma forma contribuir para minimizar as dificuldades da aprendizagem de funções e, assim, reduzir as taxas de reprovação e evasão nas turmas de Cálculo. O Método de Ensino por Meio da Resolução de Problemas (MERP) consiste em uma sugestão didática e metodológica elaborada pelo grupo Transição para o ensino de Matemática, mais especificamente, para o ensino de funções. Este método é sustentado por três pilares teóricos/metodológicos: o ensino por meio da Resolução de Problemas, o estudo das Representações Semióticas e a utilização do GeoGebra como ferramenta de Ensino. Neste artigo problematizaremos a aprendizagem de Cálculo e discutiremos a utilização do MERP.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
ABRAMOVICH, S. Computers in Mathematics Education: An Introduction. In: Computer in the Schools 30 (1-2): 4-11 (2013)
ARBAIN, N.; SHUKOR, N.A. The effects of GeoGebra on students achievement. Global Conference on Business & Social Science- Kuala Lumpur, 2014. In: Procedia-Social and Behavioral Sciences, 172, p.208-214 (2015)
ANDRADE, F. C. O Pré-Cálculo na formação inicial do professor de matemática: múltiplos olhares. 2020. 212f. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) – Instituto de Matemática, UFRJ, Rio de Janeiro, 2020.
ANDRADE, A. A.; SANTOS, C. A. B. Um Cenário das Pesquisas envolvendo a Teoria Dos Registros de Representação Semiótica em edições do SIPEM. REnCiMa, v. 10, n.1, p. 228-245, 2019
BARUFI, M. C. B. A Construção/ Negociação de Significados no Curso Universitário Inicial de Cálculo Diferencial e Integral. 1999. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 1999.
BIAZUTTI, A.C.; NASSER, L.; TORRACA, M.; BARROS, J.; OLIVEIRA, A. Conversão de Representações na transição do Ensino Médio para o Superior. In: CONGRESO ARGENTINO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, XIII, 2018, La Plata. Anais... Universidad Nacional de La Plata. La Plata, 2018.
BIAZUTTI, A.C.; VAZ, R.F.N.; FERREIRA, M. Explorando problemas desafiadores de otimização no Ensino Médio com o Geogebra, 2018. In: ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, VII. Anais... UERJ, Rio de Janeiro, 2018.
BIAZUTTI, A.C.; ANDRADE, L.; VAZ, R.F.N. Contribuições para o ensino de Cálculo: reflexões do grupo Transição do Projeto Fundão-UFRJ. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, IX, 2020, ed.virtual. Anais..., 2020.
BOLDRINI, J. L., Algebra Linear. Ed. Harbra, 1984
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. BNCC. 2017. Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 17 outubro. 2020.
CURY, H. N.; BORTOLI, M. F. Pensamento algébrico e análise de erros: Algumas reflexões sobre dificuldades apresentadas por estudantes de cursos superiores. Revista de Educação, Ciências e Matemática. Rio de Janeiro, v.1. n.1, 2011.
DUVAL, R.. Semiósis e Pensamento Humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Coleção contextos da ciência – fasículo1. Tradução de Lênio Fernandes Levy e Maria Rosâni Abreu da Silveira. São Paulo: Livraria da física, 2009.
DUVAL, R.; MORETTI Trad M. T. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento ( Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensée). Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012.
GERÔNIMO, J. R.; BARROS, R. M.; FRANCO, V. S. Geometria euclidiana – um estudo com o software GeoGebra. Maringá: EDUEM, 2010.
GONÇALVES, C. F. Dificuldades em matemática ao ingressar no Ensino Superior. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Licenciatura em Matemática no Centro Universitário La Salle, Canoas, RS, 2007.
KRULIK, S; RUDNIK, J.A. Reasoning and Problem Solving- A Handbook for Elementary School Teachers. Massachusetts: Allyn and Bacon, 1993.
MASOLA, W. J; ALLEVATO, N. S. G. Dificuldades de aprendizagem matemática de alunos ingressantes na Educação Superior. Revista Brasileira de Ensino Superior, v.2 n.1. p. 64-74, 2016.
MATOS, J.M.; SERRAZINA, M.L. Didactica da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta, 1996
NASSER, L.; BIAZUTTI, A. C.; BARROS, J.; VAZ, R. F. N. Resolução de Problemas como trampolim para a aprendizagem de Cálculo I. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XIII, 2019. Anais... SBEM: Cuiabá, 2019.
NASSER, L.; BIAZUTTI, A.C.; TORRACA, M.; BARROS, J. Investigando estratégias para aprimorar o desempenho em Cálculo I. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN, XIV, 2019, Medellin. Anais... CIAEM, Medellin, 2019.
REZENDE, W. M. O ensino de Cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. São Paulo: USP, 2003. 450 p. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema - Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.
OLIVEIRA, R. A.; GONÇALVES, W. V.; PIASSON, D. O uso do Geogebra para o ensino de cálculo diferencial e integral, um mapeamento de suas publicações. Revista Thema, v. 15, n. 2, p. 466-484, 2018.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Ed. Interciência, 1978.
PUCCINI, A.L., Introdução à Programação Linear. LTC, 1972
SACCARO, A.; FRANCA, M. T. A.; JACINTO, P. A. Fatores Associados à Evasão no Ensino Superior Brasileiro: um estudo de análise de sobrevivência para os cursos das áreas de Ciência, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção em instituições públicas e privadas. Estudos Econômicos, São Paulo, vol. 49, n. 2, 2019, p. 337-373
SANTOS, D. M. M.; PINTO, G. M. F.; SOUZA, I. A.; FELIX, L. V. Atividades de tutoria: uma alternativa ao fracasso em Cálculo Diferencial e Integral. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XII, 2016, São Paulo. Anais... SBEM: São Paulo, 2016.
SIERPINSKA, A. On understanding the notion of function. In: DUBINSKY, E; HAREL, G (Ed.) The Concept of Function: aspects of epistemology and Pedagogy. MAA Notes, p.25-58, 1992.
SOUSA, G.; ANDRADE, L. Cálculo Diferencial e Integral I: como os alunos estão iniciando essa disciplina no curso de Engenharia? Atas do X ENEM, São Paulo, SP, Brasil, 2016.
TORRES, A. F. N.; HAVELANGE, L. S. Investigação dos conhecimentos de assuntos Pré-Cálculo em estudantes da Licenciatura em Matemática. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV, 2017, João Pessoa. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2017.