MANCALA: o uso do jogo como recurso educacional

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Claudio Henrique Sales de Souza
Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar as potencialidades didáticas do jogo africano Mancala no ensino de Matemática ao nível do Ensino Fundamental. Será análisado como o uso de jogos é abordado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Base Nacional Comum Curricular e por pesquisadores que escreveram sobre este assunto. Também serão discutidos alguns tópicos matemáticos que foram explorados em uma atividade aplicada em duas turmas do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada, onde os alunos responderam um questionário no decorrer do jogo. Através das respostas dadas pelos alunos, será discutido o potencial didático-pedagógico do Mancala, chegando à conclusão da existência de diversas potencialidades do mesmo. O presente trabalho é uma pequisa qualitativa de caráter exploratório, que foi antecedida por uma pesquisa bibliográfica.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Souza, C. H. S. de, & Costa, L. M. G. C. da. (2020). MANCALA: o uso do jogo como recurso educacional. Revista Baiana De Educação Matemática, 1, e202016. https://doi.org/10.47207/rbem.v1i.10296
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Claudio Henrique Sales de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

Possui graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2018) e especialização em Especialização em Educação Matemática pelo Colégio Pedro II(2019).

Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa, Colégio Pedro II/NEPEM (CPII)

Possui graduação em Matemática com Ciências da Educação (Bacharelado) pela Universidade de Aveiro-Portugal (1981) e em Ensino da Matemática (Licenciatura) pela Universidade de Aveiro-Portugal (1995), mestrado em Matemática/Ensino pela Universidade de Aveiro-Portugal (2000), doutorado em Matemática pela Universidade de Aveiro-Portugal (2012). Tem experiência na área de Matemática e de Ensino de Matemática. Trabalha na área de Teoria Algébrica dos Grafos e de Estruturas Combinatórias com ênfase no estudo de politopos. Atualmente atua na educação básica e na formação de Professores, no mestrado profissional em rede nacional de Matemática- Profmat- e no Curso de Especialização em Educação Matemática do CP2.

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