Ensinar Matemática em Escola Família Agrícola – EFA: O que concebem sobre educação do campo e como se formam os seus professores?
DOI:
https://doi.org/10.47207/2763-6879/ensinarmatematicaemescolafamíliaagricolaParole chiave:
Educação do Campo, Escola Família Agrícola, Professor, MatemáticaAbstract
O presente artigo, resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, objetiva analisar as concepções de professores de Matemática que atuam em Escola Família Agrícola – EFA sobre o ensinar essa ciência em um contexto de Educação do Campo e os reflexos da formação inicial para esse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso, que a partir do uso de questionário estruturado, buscou ampliar o olhar acerca do que concebem todos os professores de Matemática que atuam na EFA pertencente no território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru. A análise dos dados produzidos se deu a partir da Análise Qualitativa, conforme orienta Gil (2008). Conjecturamos, a partir do ampliar o olhar acerca dos dados, que o ensino de Matemática nessa perspectiva da Educação do Campo é importante, e para isso é necessário que a formação inicial dos professores construa um currículo que contemple esses aspectos.
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