Ensinar Matemática em Escola Família Agrícola – EFA: O que concebem sobre educação do campo e como se formam os seus professores?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47207/2763-6879/ensinarmatematicaemescolafamíliaagricola

Palabras clave:

Educación Rural; Escuela de Familia Agrícola; Profesor; Matemáticas.

Resumen

El presente artículo, resultado de un Trabajo de Finalización de Curso de Pregrado, tiene como objetivo analizar las concepciones de los profesores de Matemáticas que actúan en la Escola Família Agrícola - EFA sobre la enseñanza de esta ciencia en un contexto de Educación Rural y los reflejos de la formación inicial para elloproceso.se trata de una investigación cualitativa, del tipo Estudio de Caso, que, a partir de un cuestionario estructurado, buscó ampliar la mirada sobre lo que conciben todos los profesores de Matemáticas que actúan en las EFA pertenecientes al territorio de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru. .el análisis de los datos producidos se basó en el Análisis Cualitativo, siguiendo la guía de Gil (2008)conjeturamos, a partir de una visión más amplia de los datos, que la enseñanza de las Matemáticas en esta perspectiva de la Educación Rural es importante, y para ello es necesario que la formación inicial de los docentes construya un currículo que contemple estos aspectos.

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Biografía del autor/a

Fernanda Pereira Magalhães, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no ensino da Matemática para Ensino Fundamental e Médio. É atualmente monitora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (LEPEM) e bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq.

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Educação da Uneb (DEDC7). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar), na condição de pesquisador, o Grupo Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (CNPq/PPGESA-Uneb), na condição de vice-líder e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/LEPEM-Uneb) na condição de líder. É editor-chefe da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) e da Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE); e coordenador do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM), que encontra-se em sua terceira edição.

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Publicado

2022-10-17

Cómo citar

Magalhães, F. P., & Silva, A. J. N. da. (2022). Ensinar Matemática em Escola Família Agrícola – EFA: O que concebem sobre educação do campo e como se formam os seus professores?. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(2), e202206v2. https://doi.org/10.47207/2763-6879/ensinarmatematicaemescolafamíliaagricola

Número

Sección

Dossiê: Ed. do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades

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