A produção acadêmica sobre o currículo e a educação do campo
Mots-clés :
Currículo; Educação do campo; Diversidade.Résumé
A trajetória da educação do campo não é linear. Após inúmeras pausas e percalços, nos anos 90, os movimentos sociais, organizações e universidades, voltam a se articular na luta pela educação de qualidade para o campo. Assim, o objetivo deste estudo é mapear a produção do conhecimento relacionada ao currículo e Educação do Campo na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações-BDTD. Para isso, realizou-se o Estado da Arte das pesquisas disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Para a coleta de dados utilizou-se o método de busca simples por assunto com os descritores “currículo and educação do campo”, que foi extraída da literatura científica que embasou a pesquisa. Os dados foram coletados entre junho e julho de 2021, e o resultado inicial dessa coleta apontou a existência de 203 trabalhos publicados entre 2007 e 2020. Excluídos os trabalhos repetidos e que não estavam disponíveis para download, restaram 191 pesquisas, sendo 145 dissertações de mestrado e 46 teses de doutorado, após análises, com foco na leitura dos títulos e resumos restaram 92 pesquisas relacionadas com a discussão sobre currículo e Educação do Campo, compondo nossa amostra final. Nota-se certa convergência nos estudos abordados, que transitam entre a constituição da Educação do Campo como direito, suas contradições, a necessidade de desenvolver projetos e políticas públicas específicas para cada realidade rural, o papel do professor e de sua compreensão do campo e a importância de um currículo que contemple os princípios da Educação do Campo e a diversidade presente nesses espaços.
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