Escola e docência no contexto da diversidade:
notas crítico-reflexivas e propositivas
Palavras-chave:
Docência, Práticas pedagógicas, Diversidade e diferençaResumo
Este texto, em formato de ensaio, tem por objetivo apresentar reflexões e problematizações sobre os sentidos da educação escolar, expressos no currículo e na prática pedagógica, e a necessidade de uma postura ética na práxis docente no contexto da diversidade. No campo metodológico, elegemos a pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa com a utilização de autores(as) que versam sobre as temáticas abordadas. O escopo da escrita é potencializado por discussões teóricas para dialogar sobre heterossexualidade (FOUCAULT (2001; 2004; 2007; LOURO, 2001; 2010), relações de gênero (bell hooks, 2017), práticas de ensino (FREIRE, 1996; 2010; 2015a/b), antirracismo (LORDE, 2019), diferença e docência (SOUZA, 2018). Assim, refletimos sobre o esvaziamento das temáticas antissexismo, antirracismo e anti-LGBTfobia nas escolas. Nas reflexões sobre gênero, raça e sexualidade, enfatizamos as possibilidades para o trabalho com a diversidade no contexto escolar. Por fim, apontamos caminhos para o respeito às diferenças, reconhecendo o direito impreterível dos(as) estudantes e professores(as) de serem livres e respeitados(as) por suas escolhas e que tal respeito seja materializado no currículo escolar e na formação docente.
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