A Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão e os desafios de consolidação de periódicos no Brasil - Editorial
DOI:
https://doi.org/10.47207/2763-6879/ARevistaMultidisciplinardoNucleodePesquisaeExtensaoeosdesafiosdeconsolidacaodeperiodicosnoBrasilKeywords:
RevNUPE, Pesquisa, Extensão, Ensino, PeriódicoAbstract
Os anos de 2020 e 2021 foram marcados por uma pandemia, a da SARS-CoV-2. Desde que a Organização Mundial da Saúde sinalizou para os cuidados necessários, indicando o distanciamento social como uma das principais medidas para conter o contágio, fez-se necessário a reinvenção dos espaços educacionais para permitir, dentro de nossas limitações, que os itinerários formativos acontecessem. Nesse movimento, como sinalizado por Silva, Nery e Nogueira (2020), se escancaram desigualdades e aponta-se que nem todos e todas têm acesso a equipamentos e internet de qualidade.
É nesse lugar de reinvenção de um “novo normal”, na expectativa de criação de espaços de diálogos que aproximem a Universidade da comunidade, que o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII, propõe à criação de um periódico, espaço de divulgação científica em que pesquisadores/as e extensionistas, estudantes e professores/as, da Educação Básica e do Ensino Superior, possam socializar as suas experiências. Enquanto NUPE, responsável por acompanhar as diferentes práticas de pesquisa e extensão desenvolvidas no interior da instituição, a criação de uma revista daria visibilidade a essas práticas e, também, seria um canal importante para que o diálogo qualificado e tão desejado, de fato, se concretizasse. É ai, desse desejo e nesse momento de pandemia, que nasce a Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE).
A RevNUPE, vinculada ao Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII, desde a sua criação, cumpre com a função de divulgar trabalhos que têm como foco a formação de professores e professoras, nas diversas áreas dos cursos que compõe o departamento (Pedagogia, Matemática, Teatro e Ciências Biológicas), os processos de ensino e aprendizagem dessas ciências e as múltiplas questões envoltas ao contexto educacional. É foco deste periódico, também, as diversas práticas que contextualizam a formação e atuação profissional de Enfermeiros/as e Contadores/as. Vale destacar que a RevNUPE aceita manuscritos em Português, Inglês e Espanhol; não cobra nenhuma taxa de processamento de artigos (Article Processing Charge - APC) e adotou o sistema de avaliação duplo cego (Double-Blind Review) e fluxo contínuo (Rolling Pass), realizado por pareceristas com vínculo institucional diferente dos proponentes do texto e publicando o artigo logo de sua aprovação e editoração.
Mesmo sendo uma revista jovem, no que se refere ao início de suas atividades editoriais que se iniciaram em meados de 2021, conseguimos incluí-la em 10 importantes buscadores e indexadores; são eles: i) Google Scholar; ii) Sumários; iii) ResearchBib; iv) Revistas de Livre Acesso; v) Internacional Scientific Indexing; vi) LatinREV; vii) Eurasian Scientific Journal Index; viii) Directory of Research Journals Indexing; ix) Latindex; x) Diadorim. Nesses primeiros sete meses de publicação, de maio a dezembro de 2021, foram 12 textos, artigos e relatos de experiência, aceitos e publicados. São trabalhos de professores/as, estudantes e pesquisadores/as de inúmeras instituições brasileiras.
Mesmo diante de um cenário atípico, por conta da pandemia, e da ausência de incentivo financeiro e de pessoal para dar conta das diversas atividades que um periódico como este demanda, avaliamos positivamente o ano de 2021, no que tange aos trabalhos editoriais da Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão. Nesse ínterim, agradecemos aos membros do conselho editorial, avaliadores/as, editores/as de texto, revisores/as, autores/as e leitores/as da revista, pois sem eles/as nada do que almejamos para a RevNUPE seria possível. A todos e todas o nosso muito obrigado. Apresentaremos, a seguir, os artigos aceitos e publicados em nossa revista.
Ainda nesse ano, com a parceria das professoras Maria José Souza Pinho, Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes e Eliana do Sacramento de Almeida, organizamos o dossiê temático “Produção e Gestão do Conhecimento em Sexualidades, Gênero e Raça/Etnias: Múltiplas Interseções na Educação”. Os oito (08) artigos que compuseram o Dossiê, como destacam as autoras, “referendam a importância das temáticas e registram ações efetivas de docentes e pesquisadoras/es que atuam na educação básica e educação superior e, sem dúvida, contribuirão para a ampliação de saberes na área, fazendo frente a empreitada conservadorista que continua ameaçando a produção do conhecimento sobre as relações de gênero, sexualidades e étnicos-raciais” (PINHO, FAGUNDES, ALMEIDA, 2021, p. 01).
O texto intitulado “Desenvolvimento da mente matemática na primeira infância: um olhar Montessoriano”, publicado na seção “Ciências Exatas e da Terra” e de autoria de Laíse Florêncio Seixas e Américo Junior Nunes da Silva, buscou, a partir de um caminhar teórico e do explorar de algumas produções escritas, discutir sobre o desenvolvimento da mente matemática na primeira infância dentro do Método Montessoriano. Segundo os autores, ainda neste texto, “o mundo matemático precisa ser desmistificado nas salas de aula, o qual, muitas vezes, se preocupa mais em acertos e em culpar erros do que uma reflexão diante do desafio proposto pela Matemática” (SEIXAS; SILVA, 2021, p. 01). Para que isso aconteça, portanto, apontaram para “o redirecionar o olhar para a formação de professores e professoras, entendendo da necessidade de formação para o trabalho com o Método Montessoriano” (SEIXAS; SILVA, 2021, p. 01).
O artigo intitulado “Análise bibliográfica do tráfico de animais silvestres no Nordeste do Brasil na última década”, publicado na seção de Ciências Biológicas e escrito por Polliana de Oliveira Saldanha e Rosana Silva Peixoto, ampliou o olhar acerca do tráfico de animais silvestres, grande ameaça à biodiversidade, apontando-o como “sendo um dos fatores mais significativos de destruição da fauna, principalmente em países como o Brasil, que possui altos índices de tráfico de animais” (SALDANHA; PEIXOTO, 2021, p. 01). Por meio da análise bibliográfica realizada pelas autoras, analisou-se todo o ciclo do tráfico de animais silvestres, envolvendo as etapas de captura, transporte, guarda e comercialização, criando assim um panorama da prática no Brasil.
O texto “Violência contra a mulher sob o olhar das políticas públicas, políticas educacionais e de gênero”, escrito por Yeda Maria Aguiar Portela e Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes e publicado na seção Ciências Educacionais, apresentou uma das principais causas do fenômeno da violência de gênero, o fator sociocultural, “que reforça o ideal machista de desvalorização da mulher, através práticas de dominação masculina aprendidas e sustentadas através da educação, corroborando com a manutenção da assimetria social entre os gêneros” (PORTELA; FAGUNDES, 2021, p. 01).
O artigo escrito por Monalisa Silva, Cátia Vanessa Rodrigues dos Santos e Cleuma Sueli Santos Suto, intitulado “Monitoria de ensino e atividades remota durante a pandemia do coronavírus na disciplina vigilância em saúde: relato de experiência”, discorreu a respeito da experiência de graduandas em enfermagem na monitoria de ensino remoto durante a pandemia da SARS-CoV-2 em uma universidade pública. Segundo Silva, Santos e Suto (2021, p. 01) “durante a monitoria, por meio de plataformas utilizadas e dos recursos da metodologia ativa, os discentes participaram da construção do seu próprio conhecimento e do aporte teórico necessário para o desenvolvimento de atividades práticas junto à comunidade”.
Destarte, compreendemos que os 12 artigos que compõe o primeiro volume da Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão, cumprem papel importante ao permitir que as diversas práticas desenvolvidas pelos autores e autoras sejam acessadas e significadas pelas experiências e histórias de vidas dos leitores/as. Que nesse movimento de leitura, os textos deste volume inspirem e provoquem discussões e reflexões importantes para o nosso movimento de constituição profissional e humano; e para a construção de outras pesquisas e extensões. Uma ótima leitura a todos e todas.
Downloads
References
BARBOSA, L. M. DE L.; CAVALCANTE DE JESUS, G.; SOUZA, D. DA P. DE L. Raça, Gênero, Sexualidades e produção de conhecimento. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 1, n. 1, p. e202111, 18 dez. 2021.
FAGUNDES, Tereza Cristina Pereira Carvalho. Educação Sexual: construindo uma nova realidade. Salvador. T.C.P.C., 1995.
MENDES, A. J; DE MORAES, A. C.; DA SILVA, J. P. Práticas Educativas para educação étnico-racial em escolas da Educação Básica do maciço de Baturité-Ceará. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 1, n. 1, p. e202110, 18 dez. 2021.
MOREIRA, R. DE C. C. Gaiolas discursivas, educação e subjetividade. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 1, n. 1, p. e202109, 18 dez. 2021.
NUNES, A. G.; NASCIMENTO, C. G.; INKPIN, S. C. Experiências que fazem a diferença: práticas crítico-formativas no curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas do Campus V da UNEB. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 1, n. 1, p. e202107, 18 dez. 2021.
OLIVEIRA, J.; SANTANA, C. G. S.; PINHO, M. J. S. P. Ensino de Biologia e Educação em Sexualidade. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 1, n. 1, p. e202108, 18 dez. 2021.
PINHO, M. J. S.; FAGUNDES, T. C. P. C.; ALMEIDA, E. DO S. DE; SILVA, A. J. N. DA. Produção e Gestão do Conhecimento em Sexualidades, Gênero e Raça/Etnias: Múltiplas Interseções na Educação – Editorial Dossiê. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 1, n. 1, p. e202100a, 18 dez. 2021.
PORTELA, Y. M. A.; FAGUNDES, T. C. P. C. Violência contra a mulher sob o olhar das políticas públicas, políticas educacionais e de gênero. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 1, n. 1, p. e202103, 16 jul. 2021.
SALDANHA, P. DE O.; PEIXOTO, R. S. Análise bibliográfica do tráfico de animais silvestres no Nordeste do Brasil na última década. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 1, n. 1, p. e202102, 23 jun. 2021.
SANTANA, C. G.; MESSIAS, F. R.; PINHO, M. J. S. Gênero, Sexualidade e Escola: O que e quem tem pesquisado na Educação Básica? Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 1, n. 1, p. e202106, 18 dez. 2021.
SANTOS, J; SILVA, Z. Mapeamento dos estudos sobre lésbicas: um olhar para a produção escrita de professoras lésbicas. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 1, n. 1, p. e202104, 18 dez. 2021.
SILVA, A. J. N. DA; NERY, ÉRICA S. S.; NOGUEIRA, C. A. Formação, tecnologia e inclusão: o professor que ensina matemática no “novo normal”. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 5, n. 2, p. 97-118, 18 ago. 2020.
SEIXAS, L. F.; SILVA, A. J. N. DA. Desenvolvimento da mente matemática na primeira infância: um olhar Montessoriano. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 1, n. 1, p. e202101, 7 maio 2021.
SOUZA, A. J; SILVA, A. M. A; ARAÚJO, S. S; FERREIRA SOUZA, H. Escola e docência no contexto da diversidade: notas crítico-reflexivas e propositivas. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 1, n. 1, p. e202105, 18 dez. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RevNUPE concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevNUPE.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.