Ler no quarto, ler na sala, ler no ônibus, ler nas bibliotecas públicas e pessoais: refazer efeitos
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p21-33Parole chiave:
Leitura e formação, Tempos e espaços de leitura, Bibliotecas pessoais, Relações com a leituraAbstract
Resumo: O texto apresenta um conjunto de reflexões sobre leitura e formação estruturadas a partir de uma retomada da história pessoal da autora e analisa a problemática dos sentidos que a leitura pode adquirir ao longo das experiências de vida. Pensar os tempos e espaços em que se exerce a atividade, nos momentos e lugares nos quais se lê, permite aqui refazer efeitos das diversas obras que fomos conhecendo e dos modos pelos quais fomos nos apropriando delas continuamente e com elas conformando nosso pensamento. A história da constituição de nossas bibliotecas vividas é, em muitos aspectos, a história de nossa formação conforme o texto testemunha. A análise que se elaborou também se beneficia de iniciativas que foram desenvolvidas com colegas professores e alunos dos cursos de Pedagogia e Licenciatura, no quadro de debates acerca dos processos de formação, da aquisição do gosto pela leitura, do seu cultivo e do papel que ela exerce no cerne dos processos de aprendizagem escolar. Assim, sem olvidar os grandes problemas da leitura e seu ensino escolar, o texto transita dos sentidos individuais para os sentidos sociais envolvidos nas possibilidades de acesso aos livros e aos efeitos dos atos de ler.
Palavras-chave: leitura e formação, tempos e espaços de leitura, bibliotecas pessoais, relações com a leitura
Downloads
Riferimenti bibliografici
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BOURDIEU, Pierre. Leitura, leitores, letrados e literatura. In: BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.
BOURDIEU, Pierre. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: UFSC, 2014.
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
CARRIÈRE, Jean-Claude; ECO, Umberto. Não contem com o fim do livro. Rio de Janeiro: Record, 2010.
CATANI, Denice Barbara; BUENO, Belmira Amélia Oliveira; SOUSA, Cynthia Pereira de. “O amor dos começos”: por uma história das relações com a escola, Cadernos de Pesquisa, São Paulo, Fund. Carlos Chagas/ Ed. Autores Associados, nº 111, p. 151-171, dezembro/2000.
DOLTO, Françoise. Auto retrato de uma psicanalista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1990.
GRAZIER, Michelle. Le gôut de la lecture. Evreux: Mercure de France, 2010.
MANGUEL, Alberto. Uma história da Leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
MANGUEL, Alberto. Com Borges. Belo Horizonte: Âyiné, 2018.
MILLER, Henry. Os livros de minha vida. Lisboa: Antígona, 2006.
PERROT, Michelle. História dos Quartos. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
STARACE, Giovanni. Os objetos e a vida – Reflexões sobre as posses, as emoções, a memória. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
STRATEN, Giorgio van. Histórias de livros perdidos. São Paulo: UNESP, 2018.