A formação da biblioteca pessoal: efeitos refeitos

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca pessoal, Formação intelectual, Efeitos, Leitura

Resumo

No cerne das atividades escolares, nas histórias de formação individual e coletiva, científica e profissional ou artística, habita a leitura. Que mais não precise ser mencionado aqui para dizer de sua relevância. Lembremo-nos apenas dos embates atuais entre os jovens estudantes – e os nem tão jovens – sobre o prazer ou o tédio que a atividade pode ocasionar. O território dos estudos sobre a leitura é vasto, muito já se falou, investigou e recomendou sobre a questão. Que, por excelência, interessa à maioria das ciências humanas e ocupa posição central para os trabalhos educacionais. Deixemos aos especialistas o domínio das peculiaridades da leitura. Interessa-nos investigar os efeitos da leitura na vida de cada pessoa. O Dossiê privilegia artigos que apresentam pontos de vista interessados nas posições de leitores e de professores, testemunhos de modos de ler, das ancoragens feitas na literatura (como modo de conhecimento e de constituição pessoal). Gostaríamos de reimaginar relações com o ler e seus objetos, a partir do diálogo com alguns teóricos, desde os momentos inaugurais do aprendizado da leitura até uma reflexão que pode se perguntar hoje sobre nossas bibliotecas vividas, constituídas pelas obras que nos marcaram, lidas em momentos especiais e que fazem frutificar nossos pensamentos e podem conduzir a nossa apreensão da realidade. Vale a pena pensar nos livros que não foram lidos, naqueles que são desejados, mas por qualquer razão são evitados, adiados ou explorados com exagerada timidez. Pensar nas obrigações escolares de leitura ou nos modos profissionais de ler. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Aparecida do Amparo, Universidade de São Paulo

Professora Doutora no Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Grupo de Estudos e Pesquisas sobre práticas de leitura e formação.

Denice Barbara Catani, Universidade de São Paulo

Professora Titular aposentada (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo). Mestre, doutora e livre docente pela mesma instituição, exerceu também os cargos de chefia do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada e coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação. Realiza estudos de história da educação e formação de professores e publicou livros e artigos em periódicos no Brasil e no exterior.

Referências

GOULEMOT, Jean-Marie. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, Roger (dir.) Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2009, p. 113.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora UnB, 1999.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

AMPARO, P. A. do; CATANI, D. B. A formação da biblioteca pessoal: efeitos refeitos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 16–20, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11928. Acesso em: 28 mar. 2024.