Ler no quarto, ler na sala, ler no ônibus, ler nas bibliotecas públicas e pessoais: refazer efeitos
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p21-33Palavras-chave:
Leitura e formação, Tempos e espaços de leitura, Bibliotecas pessoais, Relações com a leituraResumo
Resumo: O texto apresenta um conjunto de reflexões sobre leitura e formação estruturadas a partir de uma retomada da história pessoal da autora e analisa a problemática dos sentidos que a leitura pode adquirir ao longo das experiências de vida. Pensar os tempos e espaços em que se exerce a atividade, nos momentos e lugares nos quais se lê, permite aqui refazer efeitos das diversas obras que fomos conhecendo e dos modos pelos quais fomos nos apropriando delas continuamente e com elas conformando nosso pensamento. A história da constituição de nossas bibliotecas vividas é, em muitos aspectos, a história de nossa formação conforme o texto testemunha. A análise que se elaborou também se beneficia de iniciativas que foram desenvolvidas com colegas professores e alunos dos cursos de Pedagogia e Licenciatura, no quadro de debates acerca dos processos de formação, da aquisição do gosto pela leitura, do seu cultivo e do papel que ela exerce no cerne dos processos de aprendizagem escolar. Assim, sem olvidar os grandes problemas da leitura e seu ensino escolar, o texto transita dos sentidos individuais para os sentidos sociais envolvidos nas possibilidades de acesso aos livros e aos efeitos dos atos de ler.
Palavras-chave: leitura e formação, tempos e espaços de leitura, bibliotecas pessoais, relações com a leitura
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Referências
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