As artes de dizer: narrativas e vivências de professoras nos/dos/com/os cotidianos escolares, espaço vivido e currículo
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1168Parole chiave:
Cotidiano escolar, Currículo praticado, Espaço vividoAbstract
O artigo busca analisar as possíveis relações que são tecidas entre os conhecimentos do senso comum e os conhecimentos escolares, considerando as redes de sentidosproduçõessignificações de professoras, articuladas nas práticas cotidianas na escola. Participaram do estudo, 5 professoras de uma escola da Rede pública municipal de ensino de Salvador/BA, atuantes no ensino fundamental I. Com opção fenomenológica, em que vivências e experiências são basilares, destacamos uma metodologia que utiliza as narrativas das docentes tanto em momentos informais quanto no grupo focal. Os dados produzidos nos permitiram o acesso a uma história não documentada, de onde emergem conhecimentos do senso comum tributários das Representações Sociais do Espaço Vivido, entendidos como conhecimentos práticos que reformulam os currículos praticados nas escolas e que reitera o entendimento do currículo como redes de conhecimentos e expressão da vida cotidiana.
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