As artes de dizer: narrativas e vivências de professoras nos/dos/com/os cotidianos escolares, espaço vivido e currículo

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DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1168

Mots-clés :

Cotidiano escolar, Currículo praticado, Espaço vivido

Résumé

O artigo busca analisar as possíveis relações que são tecidas entre os conhecimentos do senso comum e os conhecimentos escolares, considerando as redes de sentidosproduçõessignificações de professoras, articuladas nas práticas cotidianas na escola. Participaram do estudo, 5 professoras de uma escola da Rede pública municipal de ensino de Salvador/BA, atuantes no ensino fundamental I. Com opção fenomenológica, em que vivências e experiências são basilares, destacamos uma metodologia que utiliza as narrativas das docentes tanto em momentos informais quanto no grupo focal. Os dados produzidos nos permitiram o acesso a uma história não documentada, de onde emergem conhecimentos do senso comum tributários das Representações Sociais do Espaço Vivido, entendidos como conhecimentos práticos que reformulam os currículos praticados nas escolas e que reitera o entendimento do currículo como redes de conhecimentos e expressão da vida cotidiana.

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Bibliographies de l'auteur-e

Silvia Letícia Costa Pereira Correia, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutoranda no Programa de Estudos Territoriais (Proet) da UNEB. Professora e coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Salvador (BA). Vice-líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES/UNEB). 

Natanel Reis Bomfim, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal. Pós-doutor em Estudos Juvenis pela Universidade Aberta de Portugal. Pós-doutor em Educação e Turismo pela Universidade de Paris. Professor permanente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES/UNEB). 

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Publié-e

2024-06-27

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CORREIA, S. L. C. P.; BOMFIM, N. R. As artes de dizer: narrativas e vivências de professoras nos/dos/com/os cotidianos escolares, espaço vivido e currículo. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1168, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1168. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11201. Acesso em: 17 juill. 2024.