Formação do cantar centrada na docência: reconstruindo a trajetória de Felipe
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p927-942Parole chiave:
História de formação. Estágio Curricular Supervisionado. Entrevista narrativa. Formação musical.Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar a formação do cantar de Felipe, estagiário de Licenciatura em Música, pela perspectiva da pesquisa (auto)biográfica. Inicialmente, contextualizamos o lugar de encontro, o espaço de formação e o cantar em sua trajetória formativa. Descrevemos como foi realizada a entrevista narrativa oral e destacamos pesquisas com licenciandos na área de educação musical. Em seguida, compartilhamos a história de Felipe construída de maneira conjunta, ressaltando o seu desejo de ser professor, sua formação musical e pedagógico-musical, e suas experiências profissionais. O que mais nos chamou atenção na história do estagiário foi a forma como ele organizou a sua formação, demonstrando ter autonomia em relação às suas escolhas formativas, de modo que potencializa sua autoformação. A docência parece ser o ponto principal de sua trajetória, pois durante a narrativa, Felipe se vê como professor e sua formação é concretizada por meio de suas experiências docentes. A pesquisa (auto)biográfica é um exercício do próprio sujeito que o leva a conhecer sua formação, refletindo e sintetizando e, portanto, conhecendo a si mesmo e o modo como aprende.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Autobiographical research: Memory, time and narratives in the first person. European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, vol.3, n.1, p. 29-41, 2012. Disponível em: https://www.pedocs.de/volltexte/2012/6734/pdf/RELA_2012_1_Abrahao_Autobiographical_research.pdf. Acesso em: 13 mar. 2021.
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Narrativas (auto)biográficas de formação e o entrelaçamento com a autorregulação da aprendizagem. In: ABRAHÃO, Maria Helena Barreto (org.). (Auto) biografia e Formação Humana. Porto Alegre: Paulus, EDUFRN, ediPUCRS, 2010. p. 191-216.
ALMEIDA, Jéssica de. Biografia músico-educativa: produção de sentido sem meio à teia da vida. 2019. 366 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
ALVES, Gislene de Araújo. A construção da identidade profissional de licenciandos em música da UFRN: Um estudo de narrativas autobiográficas. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.
AMORIM, Aline Diniz de; FERNANDES, Maria José da Silva. A Prática Docente e a Construção da Identidade Profissional do Professor. In: Congresso Nacional De Educação Educare (Congresso), XVIII, 2017. Anais... [s. l.: s. n.], 2017. p. 4613 – 4626. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23490_13836.pdf. Acesso em: 11 dez. 2021.
AZEVEDO, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de; GROSSI, Cristina; MONTANDON, Maria Isabel. Formatos alternativos para a prática de ensino em música: a experiência da Universidade de Brasília. In: MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jussara (org.). Práticas de Ensinar Música. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 65-89.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editor, 1994.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores/as: um olhar dirigido à literatura educacional. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. (org.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet FAPERJ, 2008. p. 65-89.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Sobre o conceito de formação na abordagem (auto)biográfica. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 157-164, maio/ago. 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8700. Acesso em: 13 mar. 2021.
CALVENTE, Glória. Sing or not to sing. In: SOBREIRA, Silva (Org.) Desafinando a escola. Brasília: Musimed, p.66-89, 2013.
CUNHA, António Camilo. Representação do “bom” professor: o “bom” professor em geral e o “bom” professor de educação física em particular. Educação em Revista. Marília, v. 11, n. 2, p- 41-52, 2010.
DOMINICÉ, Pierre. A epistemologia da formação ou como pensar a formação. In: MACEDO, Roberto Sidnei; PIMENTEL, Álamo; REIS, Leonardo Rangel dos; AZEVEDO, Omar Barbosa (org.). Currículo e Processos formativos: experiências, saberes e culturas. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 19-38.
DOMINICÉ, Pierre. O que a vida lhes ensinou. In: NÓVOA, Antonio; FINGER, Mathias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo/Natal: Paulus e EDUFRN, 2010. p. 189-222.
FIALHO, Vania Malagutti. A orientação do estágio na formação de professores de música. In: MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (org.). Práticas de Ensinar Música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. 3ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2014, p. 54-56.
GONTIJO, Millena Brito Teixeira. O movimento (auto)biográfico no campo da educação musical no Brasil: um estudo a partir de teses e dissertações. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan. fev. mar. abr., 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 11 dez. 2020.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a narrativa e a identidade. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A aventura (auto)biográfica: teoria & empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 11-22.
JORGENSEN, Estelle R. Alguns desafios para a educação musical: o que podem fazer os professores de música? In: BOAL-PALHEIROS, Graça; BOIA, Pedro S. (org.). Desafios em educação musical. Porto: CIPEM/INET-md, 2020. p. 17-36.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: EDUCA, 2002.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho Guareschi. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 90-113.
MADEIRA, Ana Ester Correia; MARQUES, Mônica Luchese; PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa. Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: análise da construção do conhecimento em teses e dissertações. In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educadores Musicais: A Educação Musical Brasileira e a construção de um outro mundo (Congresso), XXV, 2021. Anais..., nov. 2021.
MARQUES, Mônica, Luchese. PEDROLLO, Silani; MADEIRA, Ana Ester Correia. Neologismos entre educação musical e pesquisa (auto)biográfica. In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educadores Musicais: A Educação Musical Brasileira e a construção de um outro mundo (Congresso), XXV, 2021. Anais..., nov. 2021.
MATEIRO, Teresa; ROSA, Dyane. “Voz é emoção, é personalidade”: a história de um Licenciando em Música. In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educadores Musicais (Congresso), XXIV, 2019, Campo Grande. Anais... Campo Grande, nov. 2019. p. 1-15. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/284/20. Acesso em: 11 jan. 2021.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n.1, p. 67-86, jan./abr. 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267. Acesso em: 13 mar. 2021.
PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa; MARQUES, Mônica Luchese; MADEIRA, Ana Ester Correia. Pesquisas (auto)biográficas: abordagens metodológicas na produção acadêmica em Educação Musical. In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educadores Musicais: A Educação Musical Brasileira e a construção de um outro mundo (Congresso), XXV, 2021. Anais..., nov. 2021.
PENNA, Maura. Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 16, p. 49-56, mar. 2007. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/291. Acesso em: 13 mar. 2021.
PEREIRA, Marcus Villela. Sobre histórias de vida e autoformação: um enfoque ético e estético. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). (Auto)biografia e Formação Humana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. p. 123-138.
PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da Abem, Londrina, v.22, n.32, p. 90-103, jan./jun. 2014. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/464/388. Acesso em: 13 mar. 2021.
REINICKE, Priscila Kuhn. Educação musical com estudantes trabalhadoras da pedagogia noturno/UFSM: mobilizações em grupo no estágio supervisionado. 2019. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 2019.
RÖPKE, Camila Betina; MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. (Auto)biografia e educação musical: Produção de teses em educação, história e música entre os anos de 2015 e 2019. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 06, n. 17, p. 207-223, jan./abr. 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9278/7953. Acesso em 11 jan. 2021.
ROSA, Dyane. Sentidos na Formação do Cantar: narrativas de estagiários de Licenciatura em Música. 2020. 153 f. Dissertação (Mestrado em música) - Programa de Pós-graduação em Música do Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
SANCHO, Juana Maria; HERNANDEZ, Fernando. Las historias de vida y las experiencias del profesorado ante los cambios. In: SANCHO, Juana Maria (org.). Con la voz propia. Los cambios sociales y profesionales desde la experiencia de los docentes. Barcelona: Octaedro, S.L., 2011. p. 8-23.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, p. 1-22, 1987.
SOUZA; Elizeu Clementino; MEIRELES, Mariana Martins de. Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 39, p. 282-300, 2018. Disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/4750. Acesso em: 11 jan. 2021.
STEPHENS, J. Artistic Knowledge in Practice. In: GEORGII-HEMMING, E.; BURNARD, Pamela; HOLGERSEN, Sven-Erik (Ed.). Professional Knowledge in Music Teacher Education. Aldershot: Ashgate, 2013. p. 73-96.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
TORRES, Maria Cecília de Araujo Rodrigues. Identidades musicais de alunas de pedagogia: músicas, memórias e mídia. 2003. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.