A formação da biblioteca vivida e o aprendizado do julgamento das leituras

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DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p84-100

Mots-clés :

Bibliotecas pessoais, Formação, Leitura, Docência

Résumé

Ao longo da nossa trajetória de vida vamos colecionando obras e autores que se tornam inesquecíveis. Por diversas razões, alguns trechos, personagens e tramas permanecem apesar da passagem do tempo e do acúmulo de novas experiências de leitura, compondo a paisagem de nossas bibliotecas vividas. Ao acompanhar as singularidades das trajetórias de três autoras, que apresentam elementos da tessitura de suas bibliotecas pessoais, este artigo busca investigar os sentidos formativos na construção de relações pessoais com a leitura. Compreende-se que tais aprendizados pelos livros fazem proliferar modos de pensar sobre si e sobre o outro, assim, o artigo buscará insistir sobre esses espelhamentos múltiplos dos livros nas experiências individuais. Um dos aspectos a serem considerados diz respeito aos modos como são incorporados os critérios de julgamento dos livros e seus autores às experiências por meio das quais se aprende que certas leituras são consideradas boas e reconhecidas como legítimas representantes da cultura valorizada, enquanto outras, pelo contrário, são percebidas como más, nocivas ou perigosas para a formação do leitor. Sendo também professoras, as autoras recuperam ainda as suas histórias de relação com as leituras na universidade num duplo sentido: como alunas e como docentes.

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Ana Laura Godinho Lima, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Livre-docente, Professora associada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Grupos de pesquisa:  História e Historiografia das ideias e dos intelectuais da educação; História da escolarização no Brasil: políticas e discursos especializados; Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a disciplina História da Educação.

Patrícia Aparecida do Amparo, Universidade de São Paulo

Professora Doutora no Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Grupo de Estudos e Pesquisas sobre práticas de leitura e formação.

Katiene Nogueira da Silva, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), com período sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), em Paris, na França e estágio de pós-doutorado na FEUSP. Professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

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2021-05-31

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LIMA, A. L. G.; AMPARO, P. A. do; SILVA, K. N. da . A formação da biblioteca vivida e o aprendizado do julgamento das leituras. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 84–100, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p84-100. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9765. Acesso em: 21 nov. 2024.