Cantos e encantos: tecendo encontros às narrativas com imagens e sons da cidade do Rio de Janeiro
DOI :
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1183Mots-clés :
Cidade. Rio de Janeiro. Narrativas. Encontros. Caminhadas.Résumé
Este artigo tem por interesse apresentar os caminhos e as caminhadas pelas muitas ruas, vias e vielas da vida e que nos conduzem aos variados lugares da/pela cidade do Rio de Janeiro. Cercada por linda natureza, vislumbramos uma cidade que é formada, deformada e transformada pelos tantos ‘praticantespensantes’ que encontraram no morro e no asfalto uma possibilidade de seguir criando múltiplos ‘conhecimentossignificações’. Ao considerar a cidade como o ‘espaçotempo’ de ‘fazersentirpensar’ nas muitas formas e modos de vida existentes, entendemos o Rio de Janeiro, com os seus cantos e encantos, como tessitura de vivências, um terreno fértil de saberes, culturas e possibilidades de criação e partilha de conhecimentos. Dessa forma, este texto é um convite a percorrer alguns ‘espaçostempos’ que nos conduzem a um sentimento de ser e estar com/na cidade. Queremos propor que caminhem conosco num (re)conhecimento e numa identificação, ou não, pela música, pelos versos das muitas poéticas que se articulam com as vivências das ruas, com as imagens e narrativas visibilizadas nesses passos. Os resultados dessas caminhadas estão nas belezas dos versos, das prosas, das artes, dos encantamentos, nos encontros desse caminhar por essa pretensa cidade maravilhosa.
Téléchargements
Références
ALVES, Nilda. A formação com as imagens. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 2 N. Especial – jun. out. 2016, p. 235-252.
ALVES, Nilda. Possibilidades de 'uso' de fotografias nas pesquisas de 'espaçostempos' de escolas. Rev. Bras. Educ. Geog., Campinas, v. 3, n. 6, p. 158-176, jul./dez., 2013. (P. 163-164).
ALVES, Nilda. Sobre as redes educativas que formamos e que nos formam. In Alves, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas – memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. S. Paulo: Cortez, 2019: 115 – 133.
BAPTISTA, Luis Antonio dos Santos. Cidade dos Tambores. Rev. Polis e Psique; 20 ANOS DO PPGPSI/UFRGS, 2019: 162 – 170
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus. 2008
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis, RJ. Vozes, 2014.
CONCEICAO, Rafaela Rodrigues da; CERDEIRA, Maristela Petry; CASTRO, Maria Cecília Sousa de. ANDARILHAR PELOS GUETOS CURRICULARES: éticas, estéticas, poéticas nos ‘espaçostempos’ das cidades. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–14, 2023.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 1995. Volume 1.
DIARIO DO RIO. A História da UERJ e da Favela do Esqueleto. Disponível em: https://diariodorio.com/historia-da-uerj-e-da-favela-do-esqueleto/ Acessado em:10/09/2023.
ELASEMREDES, Coluna Estilhaços. Monica Klemz. Podcast. Ep. 10, Março de 2021
INGOLD, Tim. Linhas - uma breve história. Petrópolis. Vozes. 2022.
LABELLE, Brandon. Agência Sônica> Sons e formas emergentes de resistência. Numa ed. Rio de Janeiro. 1ª Edição. Rio de Janeiro-RJ, 2022.
OLIVEIRA, I. de. Currículos e pesquisas com os cotidianos: o caráter emancipatório dos currículos ‘pensadospraticados’ pelos ‘praticantespensantes’ dos cotidianos das escolas. Em: C. E. Ferraço & J. Magalhães Carvalho (Ed..). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis: DP et Alli. 2012. pp. 47-70.
OUTRA MARGEM. Reflexo de uma favela num prédio de luxo no Rio de Janeiro. Disponível em: https://outramargem-visor.blogspot.com/2021/03/reflexo-de-uma-favela-num-predio-de.html. Acessado em:10/10/2023.
PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele. A arquitetura e os sentidos. 1a edição, Porto Alegre, Bookman, 2011.
PALLASMAA, Juhani. As mãos inteligentes – a sabedoria existencial e corporalizada na Arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2013.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 140ª ed. Rio de Janeiro, Record, 2019.
Rufino, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro. Mórula Editorial, 2019.
SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo. Ubu Editora, 2023.
SIMAS, Luiz Antonio. O corpo encantado das ruas. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2022.
WEBGRAFIA
ALGUEM ME AVISOU- Dona Ivone Lara: disponível <https://www.letras.com/dona-ivone-lara/45561/>. Acessado em 10/10/2023
Minha Vida, do álbum lançado por Reta Lee “Aqui, Ali, em Qualquer Lugar” em que Rita Lee, interpreta clássicos dos Beatles em Bossa Nova. 2001. https://www.youtube.com/watch?v=d6tNp34tsxI>. Acessado em:10/10/2023
Samba Enredo 2014 - Um Rio de Mar a Mar: do Valongo à Glória de São Sebastião.G.R.E.S. Portela (RJ). Disponível em: <https://www.letras.com/portela-rj/samba-enredo-2014/>. Acessado em 10/10/2023
“Tem gente com Fome. Antologia Poética. Solano Trindade. Prefeitura do Rio de Janeiro. Solano Trindade. Antologia Poética. Disponível em https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/texto/tem-gente-com-fome/index.html. Acessado em: 10/10/2023