A vivência em dança na formação de professores

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DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1136

Mots-clés :

Narrativas pedagógicas, Educação estética, Formação de professores, Dança, Vivência

Résumé

O presente estudo, de caráter narrativo, se insere no campo da formação docente, com foco na educação estética. Lançamos olhar para a troca de cartas realizada entre estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública do sudeste, que reconhecem como um ponto de convergência em seus processos formativos a prática cotidiana de dançar. Tendo como objetivos de pesquisa identificar e compreender as possíveis contribuições da prática em dança para a formação docente e refletir sobre a educação estética como produtora de sentidos do ser professora, tomamos as cartas trocadas e outros registros narrativos, complementares a elas, como objetos de estudo. As análises, realizadas em diálogo com os princípios da teoria Histórico-Cultural, evidenciam a vivência em dança como processo que gera desenvolvimento e ampliação do estado de consciência da professora. As narrativas apontam para a dança como: forma de expressão; processo de criação; percepção de si e do outro. A pesquisa aponta para a urgência de se pensar em práticas formativas de educação estética, que se pautem na arte e em formas sensíveis de aproximação da realidade, que valorizem os contextos, as trajetórias de vida e os saberes produzidos coletivamente.

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Bibliographies de l'auteur-e

Luciana Haddad Ferreira, Universidade São Francisco

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). É integrante do Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades (HiNaS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada (Gepec).

Victoria Ramos Takahachi, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada (Gepec)da Unicamp.

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Publié-e

2023-12-21

Comment citer

FERREIRA, L. H.; TAKAHACHI, V. R. A vivência em dança na formação de professores. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1136, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1136. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/17253. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Automedialidades: práticas (auto)formativas de criação estética