Memórias de uma trajetória docente: sobre marcas e silenciamentos
DOI :
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1116Mots-clés :
Educação, Universidade, Raciovitalismo, TrajetóriaRésumé
Este artigo, de natureza ensaística, partilha de reflexões acerca do trabalho docente a partir de vivências rememoradas de uma trajetória universitária. O texto toma como ponto de partida as provocações propostas para o presente Dossiê, tendo como pressuposto o potencial da relação entre alunos e professores enquanto experiências marcantes. Nesta direção, quatro momentos narrativos tecem as linhas que se desvelam, a saber: notas introdutórias situam biograficamente a trajetória docente em foco; um segundo tempo/espaço argumentativo acolhe inflexões sobre marcas de um longo processo de ensino/aprendizagem; sequencialmente, são os silenciamentos que assumem o espaço da atenção. Finalmente, sínteses provisórias sobre tal percurso buscam contribuir com o complexo e necessário debate acerca dos desafios e potencialidades do trabalho docente em tempos tensionados, fragmentados e eticamente controversos.
Téléchargements
Références
BACHELARD, G. Poética do Devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
BARROS, Manoel de. Tratado Geral das Grandezas do Ínfimo. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001.
CARVALHO, José Maurício de. O conceito de circunstância em Ortega y Gasset. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 43, n. 2, p. 331 – 345, out., 2009. DOI: https://doi.org/10.5007/2178-4582.2009v43n2p331
CARVALHO, José Maurício de. Ortega y Gasset, a vida como realidade metafisica. Trans/Form/Ação, v. 38, n. 1, p. 167 – 186, jan.–abr., 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732015000100010
DÁVILA, Cristina; ZEN, Giovana; GUERRA, Denise. Formação espectral: do pensamento complexo ao raciovitalismo na formação de professores universitários. Polyphonía, v. 31, n. 1. p. 245 – 263, jan. – jun., 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66941
DÁVILA, Cristina. Didática Sensível – Contribuição para a Didática na Educação Superior. São Paulo: Editora Cortez, 2022.
HOOKS, Bell. Ensinando a Transgredir – A Educação como Prática da Liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
INGOLD, Tim. Estar Vivo – Ensaios sobre Movimento, Conhecimento e Descrição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
KEEN, Sam. The Passionate Life – Stages of Loving. San Francisco: Harper, 1992.
LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias, v. 3, n. 2, p. 13 – 23, jul – dez, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.9168
MEDEIROS, Hugo Augusto Vasconcelos; MELLO NETO, Ruy de Deus e; GOMES, Alfredo Macedo. Limites da Lei de Cotas nas Universidades Públicas Federais. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 6, p. 2 – 24, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/2750/275043450006/html/index.html#:~:text=Com%20o%20PLS%20no.,ao%20censo%20demográfico%20do%20IBGE. Acesso em: 10 fev. 2023
ORTEGA Y GASSET, José. Obras Completas – Tomo I (1902 – 1916). 7ª ed. Madrid: Revista de Occidente, 1966.
ORTEGA Y GASSET, José. Qué és filosofía? In: ORTEGA Y GASSET, José. Obras Completas. Madrid: Alianza, 1997, 626 p.
ORTEGA Y GASSET, José. Ideas sobre Pio Baroja. In: ORTEGA Y GASSET, José. Obras Completas. Madrid: Alianza, 1998, 577p.
QUINTANILHA, Clarissa Moura. Um olhar exploratório sobre a percepção do professor em relação ao fenômeno bullying. 2011. 112p. Monografia de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia). Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
SCHUCMAN, Lia Vainer. Sim, nós somos racistas: estudo psicossocial da branquitude paulistana. Psicologia & Sociedade, v. 26, n. 1, p. 83 – 94, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/ZFbbkSv735mbMC5HHCsG3sF/?lang=pt Acesso em: 10 fev. 2023.
TARDE, Gabriel. Monadologia e Sociologia. Paris: Les Empêcheurs de Penser en Rond, 1999.