Narrativas revelando projetos de si na trajetória de formação docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1125-1140

Palabras clave:

Método (auto)biográfico, Projetos biográficos, Formação docente, Professoras da Educação Infantil.

Resumen

O presente texto é um recorte de uma pesquisa de mestrado que deu voz a seis professoras da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Imperatriz/MA e as escutou. Neste artigo, discutem-se, a partir das narrativas orais das professoras, as avaliações que elas fazem do que sonhavam e do que querem para sua vida, ou seja, seus projetos biográficos de vida e formação. A pesquisa é de natureza (auto)biográfica, utilizando-se de entrevistas narrativas para a produção dos dados, pois partiu-se da proposta do sociólogo alemão Fritz Schütze (2011), para sua efetivação e análise. A investigação revela histórias marcadas por sonhos e realizações como professoras, mas também pela passagem transitória pelo magistério, por não se identificarem com a profissão ou pelas tensões vividas no cotidiano escolar. São histórias semelhantes às de tantas outras professoras que, inseridas na profissão, podem ou não aderir à docência. Conhecer as trajetórias de professores é fundamental para quem atua como formador nos cursos de Pedagogia, pois se trata de vencer o desafio de possibilitar que os graduandos adiram à profissão docente e se assumam como professores desde a formação acadêmica. 

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Biografía del autor/a

Jónata Ferreira Moura, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da
Universidade São Francisco (2015). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação Santa
Terezinha (2009). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2009) e em Matemática
pela Universidade Estadual do Maranhão (2006). Sou docente da Universidade Federal do Maranhão
(CCSST/UFMA), atuando no curso de Pedagogia. Sou membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática
(SBEM) e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGraph). Sou avaliador do SINAES e atuo, principalmente, nos seguintes temas: infância, educação matemática, formação do professor que ensina
matemática, relações de gênero e sexualidade.

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco (USF)

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas. Professora Doutora da Universidade São Francisco (USF). Membro do Grupo História de Formação de Professores que Ensinam Matemática (HIFOPEM).

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Publicado

2019-12-26

Cómo citar

MOURA, J. F.; NACARATO, A. M. Narrativas revelando projetos de si na trajetória de formação docente. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 12, p. 1125–1140, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1125-1140. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6019. Acesso em: 3 dic. 2024.