Educação Matemática e estudos (auto)biográficos: um campo de investigação em construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p21-47

Palavras-chave:

Educação Matemática, Narrativas (auto)biográficas, Pesquisa (com) narrativas.

Resumo

Esta é uma pesquisa de revisão sistemática que considera parte da produção nacional no campo (auto)biográfico em Educação Matemática. Ela tem como objetivo identificar o movimento de produção nacional dos educadores matemáticos, no que se refere às pesquisas que têm aproximações com os estudos (auto)biográficos. Para isso, utilizou-se o recorte temporal de 2010 a 2018 – o ano de 2010 por ser um marco nessa modalidade de pesquisa, com a publicação do trabalho de Souza (2010), que analisa a produção sobre narrativas de educadores matemáticos; e 2018, por ser o ano que antecede a realização desta pesquisa. Como fonte de dados, tomaram-se os Anais das edições do CIPA (cinco, no total), os Anais do GT19 da Anped e os periódicos qualificados em Educação e Educação Matemática. Os resultados revelam uma diversidade de modos de produção (com) e de entendimento sobre narrativas pelos educadores matemáticos. Apesar da ampla produção na área, cuidados éticos e teórico-metodológicos precisam ser levados em consideração nesta modalidade de investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Licenciada em Matemática, Mestre e Doutora em Educação pela FE/Unicamp. Pós-doutorado pela UFRN.

Kátia Gabriela Moreira, Universidade São Francisco

Professora da educação básica e doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco

Iris Aparecida Custódio, Universidade São Francisco

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu sa Universidade São Francisco

Referências

BELO, Edileusa do Socorro Valente et al. Histórias de vida de professores que ensinam matemática: um olhar sobre as pesquisas acadêmicas brasileiras produzidas na região Norte, de 2001 a 2012. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 2, n. 6, p. 719-740, set./dez. 2017. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3678>. Acesso em: 22 jan. 2019.

CARNEIRO, Reginaldo Fernando. Narrativas no estágio supervisionado em matemática como uma possibilidade para discussão da profissão docente. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, UFSC – Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANPEd, 2015. p. 1-17.

CIRÍACO, Klinger Teodoro; MORELATTI, Maria Raquel Miotto. Problemas experienciados por professoras iniciantes em aulas de matemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 3, p. 267-280, 2016. Disponível em:

<http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1719>. Acesso em: 22 jan. 2019.

CURY, Fernando Guedes. Análise narrativa em trabalhos de História da Educação Matemática: algumas considerações. Bolema, Rio Claro (SP), v. 23, n. 35A, p. 59-73, abr. 2010. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291221892004>. Acesso em: 22 jan. 2019.

D’AMBROSIO, Beatriz Silva. O professor-pesquisador diante da produção escrita dos alunos. Revista Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 18, n. 3, p. 249-258, set./dez., 2013. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2362/1834>. Acesso em: 22 jan. 2019.

FIORENTINI, Dario; PASSOS, Cármen Lúcia B.; LIMA, Rosana Catarina R. (Org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001-2012. Campinas, SP: FE-Unicamp, 2016. v. 1. 488p. E-book. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pagina_basica/58/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.

GAMA, Renata Prenstteter; NAKAYAMA, Bárbara C. M. Sicardi. Rede colaborativa de professores que ensinam Matemática: articulando ensino, pesquisa e extensão. Zetetiké, FE/Unicamp; FEUFF, v. 24, n. 45, p. 59-74, jan./abr.2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646529>. Acesso em: 22 jan. 2019.

GEPFPM. Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática e as revisões sistemáticas. In: OLIVEIRA, A. M. P.; ORTIGÃO, M. I. R. (Orgs.). Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em educação matemática. Livro

Eletrônico. Brasília, DF: SBEM, 2018. p. 234-254. (Coleção SBEM, 13).

GOMES, Maria Laura Magalhães. Escrita autobiográfica e História da Educação Matemática. Bolema, Rio Claro, SP, v. 26, n. 42A, p. 105-137, abr. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2012000100007&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 22 jan. 2019.

GOMES, Maria Laura Magalhães. Narrativas autobiográficas e pesquisa em História da Educação Matemática: notas metodológicas. Perspectivas da Educação Matemática, UFMS, v. 8, número temático, p. 587-606, 2015. Disponível em: <http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1465>. Acesso em: 22 jan. 2019.

GOMES, Maria Laura Magalhães. Elementos de uma história de formação docente: as memórias de um professor de Matemática. Bolema, Rio Claro, SP, v. 32, n. 60, p. 191- 211, abr. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-636X2018000100191&lng=pt&nrm=i&tlng=pt>. Acesso em: 22 jan. 2019.

GRANDO, Regina Célia; NACARATO, Adair Mendes. Compartilhamento de práticas formativas em matemática escolar por professoras. Zetetiké, FE/Unicamp; FEUFF, v. 24, n. 45, p. 141-156, jan./abr. 2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646534>. Acesso em: 22 jan. 2019.

JULIO, Rejane Siqueira; SILVA, Guilherme Henrique Gomes da. Compreendendo a formação matemática de futuros pedagogos por meio de narrativas. Bolema, Rio Claro, SP, v. 32, n. 62, p. 1012-1029, dez. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bolema/v32n62/1980-4415-bolema-32-62-1012.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2019.

MARQUESIN, Denise Filomena Bagne; NACARATO, Adair Mendes. A prática do saber e o saber da prática em geometria: análise do movimento vivido por um grupo de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Zetetiké, Cempem /FE/Unicamp, v. 19, n. 35, p. 103-137, jan./jun. 2011. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646647>.

Acesso em: 22 jan. 2019.

MARTINEZ, Adriana Ofretorio de Oliveira Martin; MOURA, Anna Regina Lanner de. Uma reflexão sobre o uso da escrita em narrativa na formação inicial de estudantes de Pedagogia para ensinar matemática. Perspectivas da Educação Matemática, INMA/UFMS, v. 10, n. 22, p. 327-348, 2017. Disponível em: <http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1608>. Acesso em: 22 jan. 2019.

MARTINS, Rosana Maria; ROCHA, Simone Albuquerque. Tornando-se professora: narrativas sobre os processos de constituição da identidade docente de licenciandos em matemática. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, UFG-Goiânia. Anais... Goiânia: ANPEd, 2013. p. 1-15.

NACARATO, Adair Mendes. A formação matemática das professoras das séries iniciais: a escrita de si como prática de formação. Bolema, Rio Claro, SP, v. 23, n. 37, p. 905-930, dez. 2010. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/2912/291221915004.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2019.

NACARATO, Adair Mendes. As narrativas de vida como fonte para a pesquisa autobiográfica em Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, INMA/UFMS, v. 8, número temático, p. 448-467, 2015. Disponível em: <http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1440>. Acesso em: 22 jan. 2019.

NACARATO, Adair Mendes. Práticas de formação e de pesquisa do professor que ensina matemática: uma construção narrativa. Perspectivas da Educação Matemática, INMA/UFMS, v. 10, n. 24, p. 768-779, 2017. Disponível em: <http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/5536>. Acesso em: 22 jan. 2019.

NACARATO, Adair Mendes; OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de; FERNANDES, Déa Nunes. Histórias da formação e de professores que ensinam Matemática: possíveis aproximações teórico-metodológicas. Zetetiké, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 46-74, jan./abr. 2017.

NACARATO, Adair Mendes; PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas autobiográficas produzidas por futuras professoras: representações sobre a matemática escolar. Revista Educação PUC-Campinas, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 287-299, set./dez. 2013.

NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; SILVA, Heloisa da. Narrativas na pesquisa em Educação Matemática: caleidoscópio teórico e metodológico. Bolema, Rio Claro, SP, v. 28, n. 49, p. 701-716, ago. 2014.

PAMPLONA, Admur Severino. A formação estatística e pedagógica do professor de Matemática. Zetetiké, FE/Unicamp, v. 20, n. 37, p. 85-99, jan./jun. 2012. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646637>. Acesso em: 22 jan. 2019.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A formação do formador na abordagem autobiográfica. A experiência nos memoriais de formação. In: SOUZA, E. C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Orgs.). Tempos, narrativas e ficção: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 203-218.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A mediação biográfica. Acompanhar adultos em processos-projetos de si. In: Portal do Envelhecimento. Espaço memória, 2007. Disponível em: <http://www.portaldoenvelhecimento.com.br/mediacao-biografica-acompanhar-adultos-em-processos-projetos-de-si/>. Acesso em: jun. 2015.

PASSOS, Cármen Lúcia B.; OLIVEIRA, Rosa Maria M. Anunciato; GAMA, Renata Pranstetter. Narrativas em grupo de professores e licenciandos: ressignificando a aprendizagem da matemática. Revista Educação PUC-Campinas, Campinas, SP, v .18, n. 3, p. 327-339, set./dez. 2013.

PEREIRA, Carlos André Bogéa; NACARATO, Adair Mendes. A formação de formadores de professores que ensinam matemática: o caso de São Luís/MA. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd, 38., 2017, São Luís. Anais... São Luís/MA: UFMA; ANPEd, 2017. p. 1-17.

PEREIRA, Diego Carlos. Processo de formação continuada: narrativas de professores bacharéis que atuam em cursos de licenciatura. Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 3, p. 741-756, set./dez. 2018. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2454>. Acesso em: 22 jan. 2019.

ROSA, Fernanda Malinosky C. da; BARALDI, Ivete Maria. O uso de narrativas (auto)biográficas como uma possibilidade de pesquisa da prática de professores acerca da Educação (Matemática). Bolema, Rio Claro, SP, v. 29, n. 53, p. 936-954, dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bolema/v29n53/1980-4415-bolema-29-53-0936.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2019.

SILVA, Diva Souza. Trajetórias de formação de professores em Matemática a distância: entre saberes, experiências e narrativas. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd, 33., 2011, Caxambu/MG. Anais... Caxambu/MG: ANPEd, 2011. p. 1-18.

SILVA, Heloisa da. Integrando história oral e narrativas a abordagens pedagógicas problematizadoras na formação inicial de professores de matemática. Revista Educação PUC-Campinas, Campinas, SP, v .18, n. 3, p. 269-285, set./dez. 2013.

SILVA, Lilian Aragão da; PRADO, Airam da Silva; BARBOSA, Jonei Cerqueira. Narrativas de aulas de matemática: reificações de comunidades de prática. Zetetiké, FE/Unicamp; FEUFF, v. 24, n. 45, p. 93-107, jan./abr. 2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646531>. Acesso em: 22 jan. 2019.

SOUSA, Maria do Carmo de. Escritas reflexivas de professores que ensinam Matemática enquanto desenvolvem produtos. Zetetiké, FE/Unicamp; FEUFF, v. 24, n. 45, p. 43-58, jan./abr. 2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646528>. Acesso em: 22 jan. 2019.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Pesquisa narrativa, (auto)biografias e História Oral: ensino, pesquisa e formação em Educação Matemática. Ciências Humanas e Sociais em Revista, Rio de Janeiro, v. 32, n. 2, p. 13-27, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=chsr&page=article&op=view&path%5B%5D=809>. Acesso em: 22 jan. 2019.

TIZZO, Vinícius Sanches; FLUGGE, Flávia Cristina Gomes; SILVA, Heloisa da. Práticas possíveis com a História Oral na formação inicial de professores (de Matemática). Bolema, Rio Claro, SP, v. 29, n. 53, p. 887-908, dez. 2015.

VIEIRA, Gláucia Marcondes; GOMES, Maria Laura Magalhães. Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educar em Revista, Curitiba, n. 54, p. 257-273, out./dez. 2014. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34325/23922>. Acesso em: 22 jan. 2019.

XAVIER, Ana Claudia Molina Zaqueu; SILVA, Heloisa da. Produção e Análise de Narrativas Escritas ou Orais: possibilidades na investigação sobre formação de professores de matemática. Perspectivas da Educação Matemática, UFMS, v. 8, número temático, p. 709-726, 2015. Disponível em: <http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1467>. Acesso em: 22 jan. 2019.

Downloads

Publicado

2019-04-19

Como Citar

NACARATO, A. M.; MOREIRA, K. G.; CUSTÓDIO, I. A. Educação Matemática e estudos (auto)biográficos: um campo de investigação em construção. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 21–47, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p21-47. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5809. Acesso em: 21 nov. 2024.