Pesquisa (Auto)biográfica em educação na Europa e América

Autores/as

  • Christine Delory-Momberger Universidade de Paris XIII
  • Peter Alheit Universidade de Göttingen
  • Daniel Johnson-Mardones Universidade do Chile

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p745-748

Resumen

Não há dúvida de que a pesquisa biográfica se tornou cada vez mais importante em todo o mundo, nas ciências educacionais e sociais, nos últimos 50 anos, e que os padrões metodológicos e teóricos deste campo de pesquisa foram consideravelmente consolidados. Não obstante, permanecem os preconceitos culturais sobre as abordagens particulares. Essas culturas de pesquisa com certa influência internacional – como a pesquisa (auto)biográfica de língua alemã, francesa e inglesa – que, em sua maioria, remontam a uma longa tradição de pesquisa, mantiveram seu próprio perfil. E mesmo que as atividades de pesquisa cooperativa tenham se intensificado internacionalmente – como na pesquisa biográfica comparativa centrada no estudante, a longo prazo, entre o Reino Unido, Alemanha, Suécia, Espanha, Polônia e Irlanda, ou a pesquisa de migração centrada na biografia entre Alemanha, Itália, França e na Grécia – os perfis de pesquisa “clássicos” das três culturas de pesquisa mais influentes permanecem em vigor por algum tempo. O dossiê sobre Pesquisa (auto)biográfica em Educação na Europa e América [(Auto)biographical Research in Education in Europe and America], que ora apresentamos, tem como objetivo fornecer uma primeira visão geral dos discursos “clássicos”, mas também recentes,neste campo de pesquisa. O dossiê começa com as três tradições acadêmicas mais influentes: uma breve história da pesquisa biográfica em países de língua alemã, que passou por processos notáveis de transformação, nos últimos três séculos; uma visão histórica da tradição (auto)biográfica inglesa e uma introdução muito particular à maneira francesa de entender e interpretar o conceito de biografia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

DELORY-MOMBERGER, C.; ALHEIT, P.; JOHNSON-MARDONES, D. Pesquisa (Auto)biográfica em educação na Europa e América. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 745–748, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p745-748. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5592. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a