Jovem, velha Jovita: uma história de vida, uma biografia

Autores

  • Maria Elizete Guimarães Carvalho Universidade Federal da Paraíba
  • Bruna Katherine Guimarães Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Grinaura Medeiros de Morais Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p312-324

Palavras-chave:

História de vida, Biografia, Reescrita da história, Memória.

Resumo

Compreender o percurso de uma vida, contribuindo com estudos biográficos, é o objetivo do presente artigo. Resultado de uma pesquisa sobre memória feminina, a investigação apresenta problematizações que orientam para vários recomeços. A princípio, abordou histórias de vida de professoras primárias, no decurso do século XX, e, em um momento posterior, histórias de mulheres especiais, que, em suas particularidades, compuseram/compõem o cenário de uma época, a atualidade. Nesse caso em particular, trata-se da história/biografia de uma prostituta que compôs a moldura de um tempo histórico, de forma singular. Para realizá-la, recorremos a um arcabouço teórico sustentado nas discussões sobre memória, gênero e cultura local. Pesquisamos sobre a vida da personagem até onde as fontes foram confiáveis. Fizemos uma leitura microscópica do seu tempo, do espaço que a abrigava, dos costumes da cidade, dos sujeitos históricos que teciam as redes das tramas cotidianas, de trabalho e diversão, do local. Reconstituímos histórias que estavam soterradas no subsolo do imaginário social. Nesse sentido, compreendemos que histórias de vida como a de Jovita são recriadas constantemente e contribuem para a reescrita da história de um lugar e a moldura de uma época.

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Biografia do Autor

Maria Elizete Guimarães Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Pós-Doutora em Política Educativa pela Universidade do MInho/UMINHO/PT. Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Departamento de Fundamentação da Educação, Centro de Educação. Credenciada aos Programas de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UFPB e em Direitos Humanos/PPGDH/UFPB. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação Brasileira, GT – PB.

Bruna Katherine Guimarães Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Ciências Odontológicas pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia -PPGCO, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestrado em Odontologia pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia – PPGO, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Pós-graduação em Reabilitação Oral/COESP/João Pessoa/PB. Cirurgiã-dentista/UFRN. 2º TEN. ODT do Exército Brasileiro. 40º Batalhão de Infantaria – Crateús/CE. Voluntária do Projeto “Educação em Direitos Humanos: Construindo Sujeitos de Direito no Curso de Pedagogia/CE/UFPB”, PROLICEN/UFPB. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Memória, História e Educação/UFPB.

Grinaura Medeiros de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutorado em Educação em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas - PPGDH - da Universidade Federal da Paraíba. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Educação. Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES. Rua Manoel Lopes Filho, 138, Valfredo Galvão, Caicó, RN. CEP: 59.380-000. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Memória, História e Educação.

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Publicado

2019-04-19

Como Citar

CARVALHO, M. E. G.; CARVALHO, B. K. G.; MORAIS, G. M. de. Jovem, velha Jovita: uma história de vida, uma biografia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 312–324, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p312-324. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5320. Acesso em: 28 mar. 2024.