Entre a memória, a literatura e a educação: práticas de escrita de si no IFRO, Campus Ji-Paraná

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p357-370

Palabras clave:

Narrativas (auto) biográficas. Memória. Educação e Linguagem. Literatura.

Resumen

En consonancia con el concepto de educación emancipadora (FREIRE, 2006), en el que los estudiantes son sujetos protagonistas de su proceso de aprendizaje, el enfoque (auto)biográfico se configura como un importante dispositivo formativo en la educación (DELORY-MOMBERGER, 2016). De esta manera, este artículo coloca en escena narrativas de jóvenes estudiantes de educación media-técnica de una institución federal de Rondônia - campus Ji-Paraná - y en un enfoque cualitativo, analiza las narrativas de estos estudiantes sobre sus experiencias de lecturas literarias.  La escritura del yo inspirada en sus memorias mueve las experiencias vitales de los estudiantes, abriendo las puertas a las reflexiones iniciales de una investigación doctoral en una universidad de Rondônia. Los sujetos se construyen a sí mismos para narrar sus vidas en sus textos, y como forma de practicar la escucha sensible, el género memorialista se hace imprescindible para realizar la dinamización del lenguaje, al tiempo que se tejen diálogos entre la memoria y las experiencias de los aprendices. Los estudios de Marcuschi (2002), Bakhtin (1997), Candau (2016), Candido (2011) y Cosson ( 2016) ayudan a reflexionar que los diálogos entre el lenguaje y la vida nacen en las prácticas sociales, e igualmente permite reflexionar sobre la enseñanza de la Literatura en la última etapa de la Educación Básica en la Amazonía Occidental. 

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Biografía del autor/a

Geovânia de Souza Andrade Maciel, Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Cursando Doutorado Profissional Em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2021). Mestre em Letras (UNIR-2019). Pós-graduação em Língua Inglesa (AJES- 2007). Graduação em Letras (FAEC- 2005) e graduação em Serviço Social (UNIP - 2019). Trabalhou como professora da 5ª a 8ª séries atuando nas disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom João VI (Colorado do Oeste/RO, 2002 - 2008). Foi professora de Língua Portuguesa e Inglesa nas modalidades de Ensino: Fundamental, Médio e EJA (SEDUC/RO - 2008 a 2016 ), atuando na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manuel Bandeira em Colorado do Oeste - RO. Atualmente faz parte do quadro efetivo de docente do IFRO - Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, como professora de Língua Portuguesa e Literatura. Fez parte do Grupo de Pesquisa Estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais - GELLSO (UNIR/ 2018-2020). Faz parte do grupo de Estudo em Leitura, Linguagem e Identidade Cultural - GELLIC. Atua no campo de investigação sobre o ensino da Língua Portuguesa e da Literatura, com foco na leitura e escrita por meio de práticas que envolvam o Multiletramento Literário, atuando especialmente nos temas: Educação, Literatura e Linguagens; Gêneros Discursivos Hipermodernos; Práticas Pedagógicas e Novas Tecnologias; Cibergêneros, Ciberespaço.

Robson Fonseca Simões, Universidade Federal de Rondônia

Pós-doutor em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com estágio pós-doutoral na Universidade de Alcalá, Espanha. Doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Professor adjunto do Núcleo de Ciências Humanas, no Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Porto Velho. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEE/UNIR). Está vinculado ao Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (Educa) do PPGEE/UNIR, assim como ao grupo de pesquisa Instituições, Prática Educativas e História do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ. 

Citas

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Publicado

2022-11-04

Cómo citar

DE SOUZA ANDRADE MACIEL, G.; SIMÕES, R. F. . Entre a memória, a literatura e a educação: práticas de escrita de si no IFRO, Campus Ji-Paraná. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 357–370, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p357-370. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13984. Acesso em: 17 jul. 2024.