ESCRITAS DE SI NA WEB: QUESTÕES PARA O SUPORTE DIGITAL

Autores

  • Robson Fonseca Simões

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n3.p498-512

Palavras-chave:

Redes Sociais do Orkut, Memórias escolares, História da Educação

Resumo

Este artigo, um mergulho na minha tese de doutoramento, tem a vocação de poder problematizar as escritas autobiográficas postadas nas redes sociais escolares do Orkut, trazendo à baila a questão do tempo de duração das narrativas nos suportes digitais. Naquele espaço da web, os navegadores, tripulantes de uma produção histórica do tempo presente, postam as suas histórias escolares do mesmo modo que outras fontes historiográficas apresentam vivas as vozes que clamam por visibilidade nos territórios da História da Educação. Será que os suportes modernos são criados mais para a difusão do que para a conservação, endossando a questão da efemeridade das escritas do universo virtual? Será que os ex-alunos escritores estão conscientes disso? Poder avaliar a documentação, descartar o desnecessário, criar condições de sobrevivência para esses documentos, pode ser um caminho para se poder pensar essa temática. Valho-me dos estudiosos Eco (2010), Mignot (2006), Castillo Gómez (2005), Vidal (2000), e Meneses (2009) para nos ajudar a refletir que as novas tecnologias digitais também têm a sua importância no quesito espaço e guarda de documentos, mesmo com os seus estatutos contraditórios e ambíguos. 

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Publicado

2016-12-13

Como Citar

SIMÕES, R. F. ESCRITAS DE SI NA WEB: QUESTÕES PARA O SUPORTE DIGITAL. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 498–512, 2016. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n3.p498-512. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3001. Acesso em: 19 abr. 2024.