Entre a memória, a literatura e a educação: práticas de escrita de si no IFRO, Campus Ji-Paraná

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p357-370

Keywords:

Narrativas (auto) biográficas. Memória. Educação e Linguagem. Literatura.

Abstract

In line with the concept of emancipatory education (FREIRE, 2006), in which students are protagonists in their learning process, the (auto) biographical approach is configured as an important formative device in education (DELORY-MOMBERGER, 2016). In this way, this article puts in scene narratives of young students from high school-technical education of a federal institution in Rondônia - Ji-Paraná campus - and in a qualitative approach, analyzes the narratives of these students about their experiences of literary readings.  The writing of the self, inspired by their memories, moves the life experiences of the students, opening doors to the initial reflections of a doctoral research, in a university in Rondônia. The subjects construct themselves while narrating their lives in their texts, and as a way of practicing sensitive listening, the memorial genre becomes fundamental to accomplish the dynamization of language, while weaving dialogues between memory and the experiences of the students. The studies of Marcuschi (2002), Bakhtin (1997), Candau (2016), Candido (2011) and Cosson ( 2016 ) help to reflect that the dialogues between language and life are born in social practices, and equally allows reflections on the teaching of Literature in the last stage of Basic Education in the Western Amazon. 

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Author Biographies

Geovânia de Souza Andrade Maciel, Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Cursando Doutorado Profissional Em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2021). Mestre em Letras (UNIR-2019). Pós-graduação em Língua Inglesa (AJES- 2007). Graduação em Letras (FAEC- 2005) e graduação em Serviço Social (UNIP - 2019). Trabalhou como professora da 5ª a 8ª séries atuando nas disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom João VI (Colorado do Oeste/RO, 2002 - 2008). Foi professora de Língua Portuguesa e Inglesa nas modalidades de Ensino: Fundamental, Médio e EJA (SEDUC/RO - 2008 a 2016 ), atuando na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manuel Bandeira em Colorado do Oeste - RO. Atualmente faz parte do quadro efetivo de docente do IFRO - Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, como professora de Língua Portuguesa e Literatura. Fez parte do Grupo de Pesquisa Estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais - GELLSO (UNIR/ 2018-2020). Faz parte do grupo de Estudo em Leitura, Linguagem e Identidade Cultural - GELLIC. Atua no campo de investigação sobre o ensino da Língua Portuguesa e da Literatura, com foco na leitura e escrita por meio de práticas que envolvam o Multiletramento Literário, atuando especialmente nos temas: Educação, Literatura e Linguagens; Gêneros Discursivos Hipermodernos; Práticas Pedagógicas e Novas Tecnologias; Cibergêneros, Ciberespaço.

Robson Fonseca Simões, Universidade Federal de Rondônia

Pós-doutor em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com estágio pós-doutoral na Universidade de Alcalá, Espanha. Doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Professor adjunto do Núcleo de Ciências Humanas, no Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Porto Velho. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEE/UNIR). Está vinculado ao Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (Educa) do PPGEE/UNIR, assim como ao grupo de pesquisa Instituições, Prática Educativas e História do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ. 

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Published

2022-11-04

How to Cite

DE SOUZA ANDRADE MACIEL, G.; SIMÕES, R. F. . Entre a memória, a literatura e a educação: práticas de escrita de si no IFRO, Campus Ji-Paraná. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 357–370, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p357-370. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13984. Acesso em: 17 jul. 2024.