Memórias de uma trajetória docente: sobre marcas e silenciamentos
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1116Palavras-chave:
Educação, Universidade, Raciovitalismo, TrajetóriaResumo
Este artigo, de natureza ensaística, partilha de reflexões acerca do trabalho docente a partir de vivências rememoradas de uma trajetória universitária. O texto toma como ponto de partida as provocações propostas para o presente Dossiê, tendo como pressuposto o potencial da relação entre alunos e professores enquanto experiências marcantes. Nesta direção, quatro momentos narrativos tecem as linhas que se desvelam, a saber: notas introdutórias situam biograficamente a trajetória docente em foco; um segundo tempo/espaço argumentativo acolhe inflexões sobre marcas de um longo processo de ensino/aprendizagem; sequencialmente, são os silenciamentos que assumem o espaço da atenção. Finalmente, sínteses provisórias sobre tal percurso buscam contribuir com o complexo e necessário debate acerca dos desafios e potencialidades do trabalho docente em tempos tensionados, fragmentados e eticamente controversos.
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