A produção científica sobre saúde mental e ensino superior

Uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19394

Palavras-chave:

Saúde mental, Ambiente Universitário, Ensino Superior, Assistência estudantil

Resumo

A saúde mental dentro do contexto universitário ganha cada vez mais notoriedade e importância devido aos altos índices de acometimento psíquico. Este artigo é parte de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação que teve como objetivo discutir o sofrimento psíquico no contexto universitário e as políticas em saúde mental oferecidas por uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. Enquanto metodologia realizou-se de uma pesquisa bibliográfica, com o levantamento de trabalhos sobre o tema pesquisado nas bases de dados da CAPES, SciELO, BDTD e Educ@. Com o mapeamento foram encontrados um total de 272 trabalhos, distribuídos em 145 artigos e 127 teses e dissertações. Os resultados dos trabalhos analisados mostram que não existe uma unanimidade nos conceitos, apesar disso, as publicações e trabalhos científicos vêm demonstrando a importância e o papel da saúde mental no contexto Universitário e o interesse de pesquisadores por esta área de estudo.

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Biografia do Autor

Maycon Pádua Reis, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Educação (UFLA). Psicólogo (UNILAVRAS).

Regilson Maciel Borges, Universidade Federal de Lavras

Doutor em educação (UFSCar). Professor do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFLA.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

REIS, M. P.; BORGES, R. M. A produção científica sobre saúde mental e ensino superior: Uma revisão bibliográfica. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024009, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.19394. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19394. Acesso em: 17 jul. 2024.